sexta-feira, 10 de abril de 2020

Hospitais públicos e privados do Rio Grande do Norte estão usando cloroquina


TRIBUNA DO NORTE

O Rio Grande do Norte está utilizando a cloroquina no tratamento de pacientes internados em decorrência do novo coronavírus. A droga, que é uma das utilizadas em todo o mundo no combate à Covid-19, está sendo disponibilizada aos pacientes pela rede pública de Saúde através de 11 hospitais que fazem parte do Plano de Contingência estadual em Natal, Parnamirim, Caicó, Currais Novos, Mossoró e Pau dos Ferros. Também está ocorrendo a utilização do medicamento em pacientes na rede privada.

O presidente Jair Bolsonaro é um dos maiores entusiastas da utilização da cloroquina no tratamento da Covid-19. Em seu mais recente pronunciamento, na quarta-feira, 8, o presidente disse que teve contato com a Índia para ampliar a compra de matéria-prima necessária para a produção do medicamento. Mesmo sem a eficácia cientificamente comprovada, o Rio Grande do Norte também decidiu pela utilização da droga.

Em nota técnica da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), ficou definido o fluxo de dispensação de cloroquina para pacientes com Covid-19 no Estado. A nota leva em consideração que não existe “terapias farmacológicas e imunobiológicos específicos para Covid-19″, além da taxa de letalidade da doença em indivíduos de idade avançada “em razão da insuficiência de alternativas terapêuticas para essa população em específico”.

O Ministério da Saúde disponibilizou para uso, a critério médico, a cloroquina como terapia adjuvante no tratamento de formas graves, em pacientes hospitalizados, sem abrir mão de outras medidas de suporte, inclusive a utilização de outros medicamentos. 

A medida do Ministério considera que não existe outro tratamento específico eficaz disponível no momento e que “há dezenas de estudos clínicos nacionais e internacionais em andamento, avaliando a eficácia e segurança de cloroquina/hidroxicloroquina para infecção por Covid-19″. Assim, não está descartada a hipótese de que o uso deixe de ser indicado, dependendo de novas evidências
científicas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suspeito de assalto em Currais Novos morre após ação policial

  Um homem, suspeito de envolvimento em assalto no município de Currais Novos, foi morto na tarde desta sexta-feira (17). De acordo com info...