segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Banco Vermelho gigante é instalado no Mercado da Redinha em ação de combate ao feminicídio

 


Quem vai ao Mercado da Redinha, na zona Norte de Natal, não consegue deixar de ver um banco vermelho enorme instalado no local. O equipamento é um símbolo de enfrentamento e combate ao feminicídio e foi inaugurado, em solenidade da Prefeitura do Natal, na manhã desta segunda-feira (26). A iniciativa é resultado de parceria entre o UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Natal, o Instituto Banco Vermelho e o município, com foco na conscientização, na prevenção da violência e na defesa da vida das mulheres.

Instalado em um espaço de grande circulação popular, o Banco Vermelho gigante se destaca pela cor intensa e pelo forte simbolismo. O equipamento reúne informações sobre a violência contra a mulher e divulga o número 180 – Central de Atendimento à Mulher, canal gratuito e sigiloso para orientações e denúncias, cumprindo um papel educativo, informativo e de alerta permanente à população.

A presença do Banco Vermelho no Mercado da Redinha, de acordo com a Prefeitura, reforça as políticas públicas voltadas à proteção, à conscientização e à garantia dos direitos das mulheres, utilizando o espaço urbano como instrumento de memória, mobilização social e enfrentamento contínuo ao feminicídio.

A solenidade contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), da Secretaria Municipal de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovação (Sepae) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), além do reitor da UNINASSAU Natal, André Lemos, e demais parceiros institucionais.

Para a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Andréa Dias, a escolha do local amplia o alcance da mensagem. “O Mercado da Redinha é um espaço popular, de convivência diária. Levar essa pauta para o cotidiano das pessoas é fundamental para reforçar que o combate ao feminicídio é um compromisso de toda a sociedade e que as mulheres não estão sozinhas”, afirmou.

O reitor da UNINASSAU Natal, André Lemos, destacou o papel social da instituição. “Para o Centro Universitário, estar presente nesta ação é reafirmar nosso compromisso enquanto instituição de ensino. O Banco Vermelho é mais do que um símbolo; é um convite à reflexão, à responsabilidade coletiva e à urgência de combater todas as formas de violência contra a mulher. A educação é uma ferramenta essencial para transformar realidades, e iniciativas como esta reforçam nosso compromisso com a vida, o respeito e a cidadania”, ressaltou.

A presidente do Instituto Banco Vermelho, Andréa Rodrigues, chamou atenção para a gravidade dos dados. “O banco é gigante porque a causa também é. Em 2025, o Brasil registrou um recorde de feminicídios, com uma média de quatro mulheres assassinadas por dia. Esses números precisam ser conhecidos. Só com informação, prevenção e mobilização da sociedade será possível transformar essa realidade e salvar vidas”, destacou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Álvaro Dias apoia Marcha Acorda Brasil e exalta luta popular por liberdade

  Às vésperas do avanço das articulações eleitorais no Rio Grande do Norte, o pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias, do partido Re...