Quatro em cada dez consumidores já desistiram de
compras internacionais pela internet por causa do Imposto de Importação (II), a
“taxa das blusinhas”, segundo uma pesquisa realizada pelo Nexus para a
Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Quatro em cada dez consumidores já desistiram de
compras internacionais pela internet por causa do Imposto de Importação (II), a
“taxa das blusinhas”, segundo uma pesquisa realizada pelo Nexus para a
Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Entre a população que tem o hábito de fazer esse
tipo de compra, o porcentual de quem já desistiu de uma transação por causa da
taxa aumentou de 13% em maio de 2024 para 38% em outubro. A razão dos que nunca
desistiram caiu de 74% para 50% no mesmo período.
Dos que deixaram de fazer a compra por causa da
“taxa das blusinhas”, 42% desistiram em definitivo. Outros 32% procuraram um
produto similar, mas com entrega nacional. Já 14% foram a uma loja física, e
11% buscaram um produto parecido em outro site internacional.
Segundo a CNI, os números demonstram um impacto
positivo para a indústria brasileira. “No entanto, o imposto ainda está em um
patamar muito aquém do necessário para chegarmos a esse equilíbrio, pois a
carga tributária de outros países é muito menor que a nossa”, diz o superintendente
de Economia da entidade, Marcio Guerra, em nota.
Outros fatores
Além do Imposto de Importação, vários outros fatores
também levaram a desistências de compras online, de acordo com a pesquisa. A
proporção dos que desistiram por causa do ICMS atingiu 36% em outubro,
considerando os consumidores que têm o hábito de fazer compras internacionais
pela internet.
O custo do frete levou 45% dos consumidores
habituais a desistir de uma compra. Outros 32% já abandonaram uma transação por
causa da demora no prazo de entrega.
A pesquisa ouviu 2.008 pessoas de 16 anos ou mais,
entre 10 e 15 de outubro, nas 27 Unidades da Federação (UFs). A margem de erro
é de 2 pontos porcentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Estadão Conteúdo

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