sábado, 21 de junho de 2025

Nuvem de 1.000 km a caminho de Natal? Meteorologista explica e prevê mais chuva

 



As fortes chuvas que caem em Natal nos últimos dias, com uma intensificação desde a noite de sexta-feira (20), acenderam um alerta na população. Para potencializar a aflição, devido aos consideráveis ​​impactos que a chuva forte provoca, começou uma circular nas redes sociais uma imagem de satélite com a legenda que uma nuvem de quase 1.000 quilômetros estaria no caminho da capital potiguar e de outros municípios do estado.

No entanto, a informação não retrata a realidade. O meteorologista Gilmar Bristot, chefe da unidade de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), explicou. "Existem umas instabilidades, mas nada disso aí que está circulando na internet. Não existe nuvem com dimensão de mil quilômetros, não tem condição de tamanha energia para sustentar uma nuvem desse tamanho, em canto nenhum acontece isso", afirmou.

De acordo com ele, as chuvas continuarão caindo no litoral potiguar, alternando entre pancadas e precipitações mais intensas. "Analisei as condições e vi a formação de uma instabilidade aqui no litoral. Ela tem potencial de trazer chuvas por causa do vento, que está sul-sudeste, e por causa da temperatura do oceano, que está acima de 28ºC. Nas próximas horas, teremos pancadas de chuva. Em alguns momentos, essas pancadas serão mais fortes", indicado.

O meteorologista ainda voltou a rechaçar o tamanho da nuvem. "É do imaginário. Não sei quem produziu isso aí, mas não vai nessa onda, não", alertou.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu mais um alerta amarelo de perigo potencial para acumulado de chuvas em Natal e mais 47 cidades potiguares. O aviso tem validade até a manhã deste domingo (22). Já a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) tem monitorado os pontos de alagamento nas vias da cidade. Até às 10h53, cinco locais eram intransitáveis.

A avenida Lima e Silva, no bairro Nossa Senhora de Nazaré, era um deles. O trecho alagado fica ao lado da lagoa de São Conrado, que transbordou nessa sexta-feira (20). Com a permanência da chuva e sem a bomba, o nível da água ainda não atrapalha.

 Portal da Tropical

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tarcísio diz que maior objetivo de 2026 é ‘derrotar o PT’ e vai ‘trabalhar com lideranças da direita’ para isso

  O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta sexta-feira (19) que o principal objetivo da direita nas elei...