quarta-feira, 16 de abril de 2025

Natal inicia testes com ônibus elétrico de última geração no transporte público

 


A Prefeitura do Natal inicia nesta quarta-feira (16) a fase de testes com um ônibus elétrico de última geração, que será temporariamente integrado à frota do transporte coletivo da cidade. O modelo escolhido é o Azure A12BR, fabricado pela TEVX Higer, e foi desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro.

A apresentação oficial do veículo será realizada na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), a partir das 9h30, com a presença do prefeito Paulinho Freire e do CEO da TEVX Higer, Carlos Eduardo Souza.

Inovação no transporte público de Natal

Durante o período de 30 dias, o ônibus circulará em caráter experimental por algumas das linhas que atendem à população natalense. O primeiro teste será feito na linha N-77 (Parque dos Coqueiros/Mirassol), operada pela empresa Guanabara.

“Vamos acompanhar a operação inicial desse novo modelo, pois temos o compromisso de modernizar o sistema público de transporte. Queremos oferecer mais conforto, segurança e sustentabilidade para os passageiros de Natal”, afirmou o prefeito Paulinho Freire.

Sustentabilidade e conforto para os passageiros

A operação do ônibus elétrico será acompanhada por uma equipe técnica da fabricante, que oferecerá treinamento e capacitação aos motoristas. O objetivo é garantir que o novo modelo seja operado de acordo com os mais altos padrões de segurança, desempenho e eficiência.

Os ônibus elétricos oferecem benefícios como a redução da emissão de poluentes, menor impacto acústico e contribuem diretamente para um ambiente urbano mais limpo e inteligente.

“A chegada do Azure A12BR a Natal marca o início de uma parceria com uma cidade que tem investido em mobilidade sustentável. Queremos contribuir com inovação e eficiência para transformar o transporte público local”, destacou o CEO da TEVX Higer, Carlos Eduardo Souza.

Conheça o Azure A12BR: tecnologia e acessibilidade

O Azure A12BR é um modelo com estrutura integral, o que proporciona mais segurança, menor peso e maior durabilidade. Entre os diferenciais, estão:

  • Ar-condicionado ecológico com dutos individuais;
  • Tecnologias embarcadas, como carregadores USB, Wi-Fi e painéis informativos em tempo real;
  • Piso totalmente rebaixado e sistema de “ajoelhamento” da suspensão, que facilita o embarque;
  • Rampa de acesso e corredores amplos, promovendo acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Mobilidade urbana inteligente

A iniciativa faz parte do esforço da Prefeitura de Natal para alinhar a cidade aos princípios das cidades inteligentes sustentáveis, que integram tecnologia, eficiência energética e qualidade de vida para a população.

 Ponta Negra News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ministério da Cultura tem R$ 22 bi em contas sem fiscalização e controla prazos por Excel, diz TCU

  O Ministério da Cultura acumulou 29,7 mil projetos de fomento cultural, para atividades como shows, exposições e peças teatrais, sem prest...