O trânsito nos dois sentidos da ponte de Igapó pode
ser liberado até o final de abril. A expectativa foi dada pelo diretor do
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Norte
(Dnit-RN).
De acordo com Getúlio Batista, o órgão está fazendo
todos os esforços para antecipar a previsão de conclusão, que é para o mês de
maio. "Estamos fazendo o possível para liberar o trânsito em abril. Se
Deus quiser, vai acontecer. Isso é um esforço gigante que o Dnit tem feito para
que se libere o trânsito em abril", afirmou.
A liberação do trânsito não seria a conclusão total
dos serviços. Segundo ele, mesmo com o fluxo na pista, as equipes continuariam
trabalhando na parte inferior da estrutura. “A obra continua, já que 90% dela é
na parte inferior”, acrescentou.
A obra inclui os serviços de restauração das
estacas, blocos e pilares, além da substituição dos aparelhos de apoio,
demolição de elementos deteriorados, reforço das vigas, substituição dos drenos
e juntas estruturais, recuperação das barreiras, dos refúgios da ponte
ferroviária, dos passeios de pedestres e dos guarda-corpos, bem como a
substituição do revestimento asfáltico das pontes.
"A reabilitação contempla toda a estrutura da
ponte. Fora isso, na parte superior da ponte, vamos trocar todos os postes, que
serão novos. Isso é um custo. E com iluminação de LED. ALém disso, ciclovias,
que não existem, também serão colocadas na ponte de Igapó", destacou o
diretor da autarquia.
Getúlio Batista retrucou ainda as conversas de que o
Dnit não tem compromisso com a população da zona Norte de Natal. "Quero
lembrar que o Dnit tem, sim, sensibilidade com a zona Norte. A governadora
Fátima Bezerra também sempre fala sobre isso. Eu sei do sofrimento que tem ali,
mas era preciso fazer essa reabilitação. É uma reabilitação que nunca tinha
sido feita", completou.
A obra foi iniciada em setembro de 2023 e tinha
prazo de conclusão para março deste ano. No entanto, em agosto de 2024, o
encerramento dos serviços foi postergado para o mês de maio.
O trecho em obra gera congestionamentos diariamente.
Pela manhã, o fluxo é mais intenso para quem sai da zona Norte em direção às
demais regiões de Natal. Na tentativa de diminuir os impactos, o Dnit impôs uma
restrição ao tráfego das 06h às 08h, permitindo o trânsito apenas para o
transporte público e veículos oficiais.
No final da tarde, o problema é para quem segue em
direção à ZN. No trecho da avenida Felizardo Moura, a STTU de Natal coloca uma
faixa exclusiva para o transporte público, com preferência para os ônibus no
acesso à ponte. Ainda na avenida, há uma pasta de trânsito da capital pontuosa
que os radares só vão entrar em operação após o fim das obras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário