O Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios ampliaram a parceria que permite aos segurados dar entrada no requerimento do benefício por incapacidade temporária para o trabalho (antigo auxílio-doença) em uma agência dos Correios.
O envio digital da documentação necessária é feito
via Atestmed, uma ferramenta do INSS que facilita o upload de
laudos médicos e a análise de casos.
Em março deste ano, o INSS e os Correios firmaram o
primeiro acordo do tipo com projeto-piloto em Fortaleza (CE). Com a expansão da
parceria, 2,6 mil agências próprias dos Correios em todo o país estarão
disponíveis para realizar os pedidos deste benefício.
A medida, lançada nesta segunda-feira 15, permite
que o trabalhador não precise agendar uma perícia presencial com um médico
federal. O objetivo é agilizar as concessões do auxílio-doença aos segurados do
INSS com necessidade de até 180 dias de afastamento do trabalho. Atualmente, o
tempo médio de análise dos pedidos de benefícios é de 15 dias.
Com o acordo, as unidades dos Correios se somam a
1,6 mil agências da previdência social, além de outros canais de atendimento: o
aplicativo Meu INSS, o site e o telefone da Central 135.
A expectativa é de que a iniciativa beneficie,
sobretudo, os segurados do INSS que não têm acesso à internet ou encontram
dificuldade em fazer o requerimento pelo aplicativo Meu INSS, e, agora, poderão
ser atendidos mais próximos de suas residências.
Agora RN
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