O SENAI do Rio Grande do Norte anunciou, sexta-feira
(20), o primeiro pacote de investidas da instituição para qualificar
profissionais com foco em veículos elétricos.
Três cursos foram lançados oficialmente no estado,
com início das aulas programado para diferentes datas, entre os meses de
outubro e fevereiro de 2025.
As formações serão oferecidas nas áreas de
“Princípios do Veículo Elétrico”, “Trabalho Seguro em Veículos Elétricos com
Alta Tensão” e “Convertedor e Mantenedor de Veículos Elétricos”, com 20 vagas,
cada.
As cargas horárias variam de 20 a 160 horas e os
valores investidos de R$ 298,00 a R$ 1.270,00, por pessoa. As páginas de cada
curso, para matrículas e outras informações, podem ser acessadas no site https://www.futuro.digital/.
Os dados foram apresentados em primeira mão pelo
SENAI durante o evento GO!RN, promovido pelo Sebrae-RN, em Natal.
Na ocasião, também foram divulgados os resultados da
pesquisa de mercado “Mobilidade Elétrica”, que traz um panorama inédito sobre
qualificação profissional, carências de mão de obra especializada e
consequências para o setor de veículos elétricos no Brasil. (Clique
aqui para acessar).
A pesquisa é parte de um projeto de cooperação
firmado entre o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER),
do SENAI-RN, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologias dos
estados de Minas Gerais e Santa Catarina e a Câmara de Indústria e Comércio de
Trier (IHK Trier) na Alemanha, por meio da Europa und Innovationscentre Trier
(eic Trier), a Câmara de Indústria e Comércio de Trier.
Alemanha
O programa de educação profissional lançado
sexta-feira, pelo SENAI, também foi desenvolvido em parceria com a Alemanha, um
dos líderes globais em produção, consumo e qualificação profissional em
energias renováveis e eletromobilidade.
Cursos e outros projetos na área são conduzidos pelo
CTGAS-ER, unidade da instituição que coordenou o projeto do “Selvagem Elétrico”
– o primeiro buggy elétrico do Brasil para regiões com dunas. As aulas serão
ministradas na sede do Centro, no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI,
na capital, Natal.
“Nós temos uma parceria de longo prazo com a
Alemanha e a ideia de focarmos em eletromobilidade surgiu no contexto dos
projetos que desenvolvemos juntos. Nós pensamos ‘por que não seguir com essa
área, considerando as tendências de mercado aquecido e a necessidade imediata
de formação de pessoas que identificamos no setor?”, diz a diretora do
CTGAS-ER, Amora Vieira.
“Recebemos formação de especialistas alemães para a
nossa equipe, em áreas como segurança voltada a veículos elétricos e
desenvolvemos o portfólio olhando para a experiência fora do Brasil, mas,
obviamente, também com a compreensão das demandas do nosso próprio mercado”,
acrescenta.
Segundo o instrutor de Educação Profissional e
Tecnologias do SENAI-RN, Davinson Rangel, que lidera projetos e ações em
mobilidade elétrica na instituição, os cursos são voltados para pessoas com
experiência ou não no setor de veículos.
“São mecânicos e técnicos automotivos que já
trabalham com manutenção de veículos a combustão e desejam adquirir habilidades
na área de veículos elétricos, engenheiros mecânicos e elétricos que atuam ou
pretendem atuar no setor automotivo e buscam especialização em conversão de
veículos, com foco em soluções sustentáveis, e, por exemplo, empresários e investidores
interessados em desenvolver negócios focados em conversão de veículos para o
mercado de mobilidade elétrica”, exemplifica.
Pessoas com interesse particular em veículos
elétricos, que desejam aprender sobre a tecnologia e realizar conversões por conta
própria, estudantes de Engenharia e de cursos técnicos que desejam ingressar no
mercado de trabalho com conhecimento atualizado sobre veículos elétricos e
conversão automotiva, além de profissionais de empresas que operam grandes
frotas de veículos e que buscam otimizar a operação por meio de conversões para
elétricos, visando economia e sustentabilidade, também estão entre os
públicos-alvos.
Carências
O estudo “Mobilidade Elétrica”, divulgado também
sexta-feira (20), mostra que a maioria das empresas (90,4%) enxerga carência de
profissionais no setor de mobilidade elétrica.
As informações foram levantadas junto a 115 empresas
que atuam como concessionárias, oficinas de reparação independentes, oficinas
de conversão e startups, nos estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Minas
Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
A maioria delas (83,5%) possui mão de obra
especializada em manutenção de veículos elétricos.Do total de entrevistadas,
45,2% pretendem contratar pessoas qualificadas em manutenção de veículos
elétricos e híbridos até 2025. Considerando as que esperam abrir vagas, a
projeção de contratação é de até 10 profissionais qualificados por empresa.
A maior demanda que apresentam atualmente é por
profissionais de nível técnico em diagnóstico e manutenção elétrica, seguidos
de mecânicos e eletricistas em geral para atuação com veículos elétricos,
híbridos e nos demais segmentos que atendem. São profissionais que, segundo o
mercado, são necessários em campo, mas que as empresas não conseguem contratar
– acarretando acúmulo de serviço e prejuízo financeiro.
Do ponto de vista da capacitação, as áreas de
segurança em serviços elétricos em alta tensão para veículos elétricos e de
manutenção de packs de bateria, nesta ordem, são apontadas como prioridades das
empresas. Instaladores de eletropostos e profissionais responsáveis pela
conversão de veículos também estão no radar.
O estudo ressalta que as empresas percebem escassez
de profissionais já formados, mas também que o interesse por especialização na
área ainda é tímido. Na região Nordeste do Brasil, a qualificação para o setor,
hoje, é feita principalmente em centros de formação do SENAI. A pesquisa foi
realizada em julho deste ano.
“Eu acredito que essa pesquisa e a formatação dos
cursos que a gente vai apresentar são muito importantes para o Rio Grande do
Norte, estado que é líder em energias renováveis, e mais uma vez enxergamos que
o SENAI CTGAS-ER vai assumir uma pole position, uma posição de destaque no
Brasil, sendo provavelmente um dos primeiros centros a oferecer cursos dessa
natureza”, diz o consultor alemão e interlocutor da eic Trier, Andreas Dohle.
“A tecnologia já está com a gente e esse passo que
damos agora com a capacitação marca a continuidade do sucesso da parceria entre
o SENAI Rio Grande do Norte e a eic Trier. Nós temos uma parceria há 10 anos na
área de energias renováveis, incluindo a concepção e construção do primeiro
buggy elétrico do Nordeste do Brasil”, observa ainda o consultor..
Com a implementação de regulamentos ambientais mais rígidos
e o avanço tecnológico que reduz os custos de baterias, a previsão, ainda
segundo o estudo apresentado em Natal, é que veículos elétricos e híbridos
representem até 20% do mercado brasileiro até 2030.
Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico
(ABVE), mostram que, de janeiro a julho, o mercado nacional emplacou 94.616
veículos leves eletrificados, ultrapassando a marca de 93.927 registrada ao
longo de todo o ano de 2023 – período que já se destacava como o melhor da
história da eletromobilidade no Brasil.
Com esses números, de acordo com a Associação, o
mercado brasileiro também superou a marca simbólica de 300 mil veículos
elétricos e híbridos leves em circulação no país, de diferentes tecnologias de
eletrificação, desde o início da série histórica da ABVE.
QUALIFICAÇÃO NA ÁREA
Saiba mais sobre os cursos do SENAI-RN
em eletromobilidade:
Princípios do Veículo Elétrico
Carga Horária: 20h
Início/Conclusão: 06/11 a
14/11/2024
Investimento: R$ 298,00, por pessoa
Oferece uma visão abrangente sobre carros elétricos,
abordando os conceitos fundamentais. O conteúdo é projetado para fornecer aos
alunos o conhecimento necessário sobre a história, evolução, componentes
principais e tecnologias associadas aos veículos elétricos
Trabalho Seguro em Veículos Elétricos
com Alta Tensão
Carga Horária: 100h
Início/Conclusão: 28/10 a
16/12/2024
Investimento: R$ 850,00, por pessoa
Oferece conhecimentos teóricos e práticos aos
profissionais para atuar de forma segura e eficiente na atividade de
desenergização de veículos elétricos, observando as condições de instalação,
manutenção e reparos dos sistemas, com vista a minimizar riscos de acidentes e
assegurando a qualidade e a confiabilidade das operações.
Convertedor e Mantenedor de Veículos
Elétricos
Carga Horária: 160h
Início/Conclusão: 11/02/2025 a
09/05/2025
Investimento: R$ 1.270,00, por pessoa
Oferece conhecimentos e habilidades básicas e
técnicas para o profissional desenvolver as competências inerentes à execução
da conversão de veículos de motor a combustão para veículos elétricos, conforme
sistemas automotivos, eletrônica de potência, baterias, motores elétricos, de
modo a promover a sustentabilidade e a eficiência energética no setor
automotivo.
Tribuna do Norte
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