quinta-feira, 9 de maio de 2024

Polícia encontra 3 toneladas de fios e equipamentos furtados em depósito na Zona Oeste de Natal

 


Quase três toneladas de fios de cobre, equipamentos eletrônicos e baterias, oriundos de furto, foram encontradas em um estabelecimento no bairro Bom Pastor, na Zona Oeste de Natal, em uma operação da Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (9).

Segundo a Polícia Civil, essa é a maior apreensão feita em 15 fases da Operação Sucata, que fiscaliza despósitos de sucatas, ferros-velhos e empresas de reciclagem.

A operação aconteceu em conjunto com o Corpo de Bombeiros, com a Companhia Energértica do Rio Grande do Norte (Cosern) e com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Ao todo, foram fiscalizados seis estabelecimentos nos bairros Bom Pastor, Nossa Senhora da Apresentação e Igapó na operação desta quinta.

Segundo a Polícia Civil, cinco pessoas foram conduzidas à Central de Flagrantes da Zona Sul para prestar esclarecimentos sobre o material.

De acordo com o delegado Marcos Vinícius, da Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN), só foi possível chegar à carga com o apoio das empresas - principalmente operadoras de telefonia - que têm sido afetadas por constantes roubos de cabos na Grande Natal.

Entre os materiais que são roubados estão cabos e bateriascapas de chumbo de conexões subterrâneas, além de outras cargas "para vendas em sucatas e material que vão reciclar", segundo o delegado.

Nessa ação, de acordo com o delegado, a polícia agiu como suporte de outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros e a Sefaz.

"Identificando material sem ter uma origem para aquilo, que o proprietário não possa informar qual origem, aí entra a Polícia Civil, porque ali, a princícpio, um crime foi identificado", explicou.

Segundo o delegado, o material vai ser identificado para ser devolvido às empresas. Com o fechamento do inquérito policial, o processo passa para o Poder Judiciário.

Segundo a Polícia Civil, as fiscalizações da Operação Sucata contam com um caráter pedagógico e preventivo, no sentido de orientar os proprietários das empresas a não comprar ou comercializar material sem procedência.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suspeito de assalto em Currais Novos morre após ação policial

  Um homem, suspeito de envolvimento em assalto no município de Currais Novos, foi morto na tarde desta sexta-feira (17). De acordo com info...