quinta-feira, 2 de maio de 2024

IMAGENS - Cidades ficam inundadas e “desaparecem” no Rio Grande do Sul. Confira

 


Pontes vieram abaixo, pessoas foram arrastadas pela correnteza, deslizamentos de terra deixaram casas soterradas e cidades “desapareceram” após ficarem totalmente inundadas. Esse é o retrato do Rio Grande do Sul com os temporais que atingem o estado desde segunda-feira (29).

Na noite de quarta (1º), o governo estadual decretou estado de calamidade pública. A decisão, que foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), havia sido adiantada pelo governador Eduardo Leite (PSDB) em entrevista à BandNews TV.

A chuva não parou. Choveu mais de 400 milímetros em algumas localidades, e a previsão é de que chovam mais 400 mm entre hoje e sexta. Rios muito cheios, solo encharcado, infelizmente isso vai trazer o agravamento de um quadro que já é muito dramático”, disse Leite, ressaltando que “a prioridade é salvar vidas”.

Ao menos 10 mortes foram registradas em decorrência dos temporais, que atingiram mais de 110 cidades. Cerca de 4,5 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas. A Força Aérea Brasileira está ajudando nos trabalhos de resgate.

Orientações da Defesa Civil

A Defesa Civil do Estado orientou a população de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado e Lajeado a deixar áreas de risco e procurar abrigos públicos ou outros espaços de segurança.

Segundo o órgão, o Rio Taquari – que já bateu recorde superando 30 metros de cheia pela primeira vez na histórica, segundo medição do Serviço Geológico do Brasil – deve continuar subindo.

 Fonte BAND









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polícia Civil prende mulher investigada por aplicar golpe em cliente em agência bancária em Santa Cruz

  Policiais Civis da 80ª Delegacia de Santa Cruz (80ªDP), com apoio da 81ª Delegacia de Tangará (81ª DP) e da 82ª Delegacia de Serra Caiada ...