s. abreu

s. abreu

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Guarda Municipal resgata em condomínio em Ponta Negra arara natural da região Amazônica



A Guarnição do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) resgatou, nesse domingo (15), uma Arara-canindé, que foi encontrada dentro de um condomínio residencial situado no bairro de Ponta Negra, zona Sul da capital. A ave, que é natural da região Amazônica e do cerrado brasileiro, apareceu na área de lazer do condomínio, onde foi realizado o resgate pelos guardas municipais.

De acordo com informações dos agentes do Gaam/GMN, a viatura de patrulhamento ambiental foi acionada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), após um cidadão ligar para o número 190 informando do aparecimento da arara dentro do residencial.

Os guardas municipais se deslocaram ao local e identificaram que a ave não pertencia ao bioma potiguar. “Trata-se de uma espécie conhecida como arara-canindé de nome científico Ara ararauna, e estava anilhada, ou seja, com um anel de identificação em uma das patas. Encontrava-se bem alerta, porém muito dócil e sem vontade própria para voo”, explicou o guarda municipal Pereira.

A princípio, os guardas municipais acreditaram que o pássaro estava ferido devido à pouca vontade de movimentação e de voo, porém, após a captura, foi feita uma análise prévia na plumagem e no corpo da arara, que não identificou nenhum registro de lesão aparente.

A Arara-canindé foi conduzida pelos guardas municipais ao Aquário Natal, onde vai passar por avaliação veterinária e de biólogos para definir o encaminhamento mais correto para o bem da ave. “A Guarda Municipal agradece o apoio da população que, cada dia mais, tem entendido o trabalho de preservação ambiental, bem como cooperado com os órgãos ambientais, ligando e informando, através do Ciosp 190, as situações de resgates, denúncias de maus tratos e de tráfico de animais silvestres”, comentou o guarda municipal.

O cidadão pode informar, solicitar ou denunciar fatos envolvendo animais silvestres nos números 190 (Centro Integrado de Operações em Segurança Pública – Ciosp), 181 (Disk Denúncia – Polícia Civil) ou 3616-9829 (Ouvidoria da Semurb).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VÍDEO - Diretora de maternidade explica situação de bloqueio de recurso e paralisação de serviços em Mossoró

A diretora do Núcleo de Ginecologia e Obstetrícia em Mossoró, Manuela Coelho, fez esclarecimentos acontecimentos a respeito do que se falou ...