Dois policiais militares envolvidos no caso que
ficou conhecido como "Viatura do Mal" foram excluídos da Polícia
Militar do Rio Grande do Norte 11 anos após o início da operação Novos
Rumos, que revelou um esquema de corrupção e outros crimes cometidos
durante patrulhamentos em Natal.
A exclusão foi publicada no Boletim Geral, na
segunda-feira (22), e confirmada pela PM. A instituição não divulgou os nomes
dos policiais.
O g1 questionou a corporação sobre
a quantidade de militares excluídos em decorrência da operação e se ainda há
procedimentos administrativos em andamento, mas não houve resposta até a última
atualização desta reportagem.
O caso ganhou repercussão nacional em 2015, quando a
operação Novos Rumos, do Ministério Público do Rio Grande do Norte, apontou que
policiais militares da viatura 924 do 9º Batalhão, responsável pela
Zona Oeste de Natal, recebiam
propina, praticavam furtos, tortura e permitiam o tráfico de drogas na
Grande Natal.
Caso teve repercussão nacional
As investigações apontaram a existência de um
esquema envolvendo corrupção, tortura, furtos e facilitação do tráfico de
drogas durante abordagens policiais na Grande Natal. Ao
todo, 15 policiais militares foram denunciados pelo Ministério
Público.
A Vara da Auditoria Militar expediu 12
mandados de prisão. As ordens foram cumpridas por policiais do Batalhão de
Operações Especiais da PM (Bope) e do Batalhão de Choque da PM (BPChoque).
Segundo o MP, as provas reunidas incluíram
interceptações telefônicas e escutas instaladas dentro da própria viatura, que
registraram diálogos entre os agentes durante o serviço.
Em uma das conversas, policiais chegaram a afirmar
que “honestidade não vale nada” e questionaram por que deveriam ser honestos
“se os políticos não são”.
As investigações também relataram casos em que suspeitos
teriam sido liberados mediante pagamento em dinheiro e entrega de bens,
como alimentos e objetos apreendidos durante abordagens.
Os policiais militares presos na operação 'Novos
Rumos' receberam dinheiro,
queijos e até galinhas para liberar suspeitos de cometer crimes e
permitir o tráfico de drogas na Região Metropolitana da capital potiguar.
Em 2019, seis
policiais militares foram condenados e presos em decorrência da operação Novos
Rumos. Os mandados foram cumpridos na época, e os PMs foram levados para o
Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Natal.
O caso, que ficou conhecido como “Viatura do Mal”,
teve repercussão nacional e chegou a ser tema de reportagem
do programa Fantástico, da TV Globo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário