Os trabalhadores da limpeza urbana realizaram uma
paralisação nesta segunda-feira (22) em seis cidades do Rio Grande do Norte. A
mobilização integra um movimento nacional que cobra do Senado Federal a
apreciação do Projeto de Lei 4146/2020, conhecido como PL dos Garis e
Margaridas, que prevê a criação de um piso salarial nacional para a categoria.
A manifestação teve início às 6h e ocorreu de forma
simultânea em diversos estados do país. No Rio Grande do Norte, a categoria
manteve 40% do efetivo em atividade, conforme determina a Lei de Greve, para
garantir a continuidade dos serviços essenciais.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em
Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza Urbana do Rio Grande do
Norte (Sindlimp), a paralisação tem caráter de mobilização e não representa o
início de uma greve por tempo indeterminado. A expectativa é de que os serviços
sejam totalmente retomados nesta terça-feira (23).
Regulamentação da categoria é a
principal reivindicação
O principal objetivo do movimento é pressionar o
Senado a pautar o Projeto de Lei 4146/2020, que já foi aprovado pela Câmara dos
Deputados e aguarda análise dos senadores.
Segundo o presidente do Sindlimp, Milklenilson
Leite, a proposta busca unificar direitos e reduzir as diferenças salariais
existentes entre os trabalhadores da limpeza urbana em todo o país.
Atualmente, há variações significativas nos pisos
salariais e nos benefícios oferecidos aos profissionais. Somente no Rio Grande
do Norte, existem diferentes faixas de remuneração e modelos distintos de
vale-alimentação, dependendo do município e da empresa contratante.
Para a categoria, a regulamentação nacional é
necessária para garantir maior igualdade nas condições de trabalho, já que as
atividades desempenhadas pelos profissionais são semelhantes em todas as
cidades brasileiras.
Além disso, os trabalhadores defendem que a
aprovação da proposta trará mais segurança jurídica e valorização profissional
para uma atividade considerada essencial ao funcionamento das cidades.
Atividades serão retomadas na
terça-feira
Apesar da paralisação, o sindicato informou que não
há, neste momento, intenção de iniciar uma greve. A estratégia adotada é
ampliar a mobilização nacional e sensibilizar os parlamentares sobre a
importância da aprovação do projeto.
A categoria espera que o Senado coloque a matéria em
pauta nos próximos meses, permitindo o avanço da regulamentação e a criação de
um padrão nacional para salários e benefícios dos profissionais da limpeza
urbana.

Nenhum comentário:
Postar um comentário