O avanço do Comando Vermelho no RN pode levar ao
desaparecimento do Sindicato do Crime (SDC) nos próximos anos. A avaliação é do
promotor de Justiça Sílvio Brito, da Promotoria de Justiça de Delitos de
Organizações Criminosas, com base em relatórios e levantamentos do Ministério
Público do RN (MPRN).
Segundo o promotor, a facção criminosa de origem
fluminense vem ampliando sua presença no Estado e atraindo integrantes que
antes integravam o Sindicato do Crime. “Cada vez tem mais elementos passando
para o Comando Vermelho.
Há uma tendência de que essa facção domine o RN e,
ao mesmo tempo, leve ao desaparecimento do Sindicato do Crime”, afirmou, em
entrevista à TV Tropical.
De acordo com Sílvio Brito, o Comando Vermelho
deixou de atuar apenas como aliado de facções regionais e passou a buscar o
controle direto dos territórios onde exerce influência.
O promotor acrescentou que a organização atua em
rotas internacionais do tráfico de drogas, fator que amplia sua capacidade
financeira e operacional.
Apesar do possível enfraquecimento do Sindicato do
Crime, Sílvio Brito alertou que esse cenário não representa, necessariamente,
uma melhora na segurança pública.
Segundo ele, o predomínio de uma facção de atuação
nacional tende a dificultar o enfrentamento ao crime organizado, uma vez que
lideranças, fontes de financiamento e arsenais estariam fora do alcance das
autoridades estaduais.
O Ministério Público também avalia que a disputa
entre as organizações criminosas pode intensificar os confrontos entre
integrantes das facções e ampliar os reflexos da violência em diferentes
regiões do Estado.
Para o promotor, enfraquecer financeiramente essas
organizações, por meio da apreensão de recursos e do bloqueio de bens, é uma
das principais estratégias para reduzir sua capacidade de atuação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário