A Prefeitura de Pedra
Grande, no litoral Norte do Rio Grande do Norte, lançou um programa voltado
ao tratamento da obesidade e de doenças associadas. A iniciativa prevê, em
alguns casos, o uso de medicamentos conhecidos como análogos de GLP-1 — as
chamadas “canetas emagrecedoras”.
De acordo com o município, a primeira etapa
do programa selecionou 20 pessoas, que já estão sob acompanhamentos.
Chamado de "Emagrece+", a iniciativa é custeada integralmente com
recursos da própria prefeitura.
Segundo a nutricionista do município, Vanice Pontes,
os participantes passaram por triagem e são selecionados conforme critérios
como obesidade, diabetes, hipertensão e dislipidemia, doenças comumente
relacionadas com a obesidade.
“Todos os pacientes que fizeram a inscrição vão
passar pela triagem comigo. Após essa triagem, toda a equipe se reúne e faz a
seleção. Essa seleção é feita por gravidade do problema”, afirmou. "Não é
um programa com finalidade estética", completa.
O programa, lançado em maio deste ano, reúne uma
equipe multidisciplinar formada por médicos, nutricionistas, psicólogos,
enfermeiros, fisioterapeutas e educadores físicos.
Entre as ações desenvolvidas estão aulas de pilates
e exercícios físicos realizados tanto na sede do município quanto na comunidade
de Enxu Queimado.
Os encontros também incluem palestras e orientações
sobre doenças associadas à obesidade. Na atividade mais recente, na sexta-feira
(19), os participantes receberam informações sobre hipertensão e diabetes e
sobre a importância da alimentação equilibrada e da prática regular de
exercícios.

Nenhum comentário:
Postar um comentário