O ex-prefeito de Boa
Vista, Arthur Henrique (PL), recebeu a maior quantidade de votos na eleição
suplementar para o governo de Roraima neste domingo (21), mas ainda não foi
declarado vencedor oficial porque sua candidatura segue sob análise da Justiça
Eleitoral.
Segundo o Tribunal
Regional Eleitoral de Roraima, mesmo com 100% das urnas apuradas e liderança
nas urnas, a proclamação do resultado depende do julgamento dos recursos sobre
a validade da candidatura. Arthur Henrique concorre sob condição de sub judice,
ou seja, ainda não teve o registro confirmado de forma definitiva.
O candidato foi barrado
por não cumprir o prazo de desincompatibilização após deixar o cargo de
prefeito, mas recorreu da decisão e aguarda análise no Tribunal Superior
Eleitoral e no Supremo Tribunal Federal. Caso seja liberado, ele poderá assumir
o governo ao lado do vice, Subtenente Velton.
Na votação, Arthur
Henrique obteve 160.004 votos, equivalente a 60,87%, seguido por Soldado
Sampaio, que teve 93.897 votos. O atual governador interino é o próprio
Sampaio, presidente da Assembleia Legislativa, que permanece no cargo até a
definição final da Justiça.
A eleição foi convocada
após a cassação do mandato do antigo governador pelo TSE. A situação mantém o
cenário político indefinido no estado até o fim do processo judicial que
decidirá a validade dos votos.
.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário