segunda-feira, 22 de junho de 2026

Candidato do PL é eleito governador de Roraima em eleição suplementar mas justiça não autoriza posse: Sampaio segue com o mandato interino

 


O ex-prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PL), recebeu a maior quantidade de votos na eleição suplementar para o governo de Roraima neste domingo (21), mas ainda não foi declarado vencedor oficial porque sua candidatura segue sob análise da Justiça Eleitoral.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, mesmo com 100% das urnas apuradas e liderança nas urnas, a proclamação do resultado depende do julgamento dos recursos sobre a validade da candidatura. Arthur Henrique concorre sob condição de sub judice, ou seja, ainda não teve o registro confirmado de forma definitiva.

O candidato foi barrado por não cumprir o prazo de desincompatibilização após deixar o cargo de prefeito, mas recorreu da decisão e aguarda análise no Tribunal Superior Eleitoral e no Supremo Tribunal Federal. Caso seja liberado, ele poderá assumir o governo ao lado do vice, Subtenente Velton.

Na votação, Arthur Henrique obteve 160.004 votos, equivalente a 60,87%, seguido por Soldado Sampaio, que teve 93.897 votos. O atual governador interino é o próprio Sampaio, presidente da Assembleia Legislativa, que permanece no cargo até a definição final da Justiça.

A eleição foi convocada após a cassação do mandato do antigo governador pelo TSE. A situação mantém o cenário político indefinido no estado até o fim do processo judicial que decidirá a validade dos votos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Operação Protetor prende suspeito e apreende armas, drogas, celulares e material ligado ao tráfico de drogas

  Um homem foi preso neste domingo (21) durante uma ação da Operação Protetor das Fronteiras e Divisas, realizada no município de São Paulo ...