domingo, 1 de fevereiro de 2026

TANGARAENSE - PODERDATA: Rejeição ao aborto atinge maior nível no Brasil e chega a 68%

 


Levantamento do PoderData realizado entre 24 e 26 de janeiro de 2026 mostra que 68% dos brasileiros se declaram contrários à liberação do aborto no país. O índice subiu 2 pontos percentuais em relação ao ano passado e alcançou o maior patamar desde o início da série histórica, em 2021. Já 22% dizem ser favoráveis à liberação, enquanto 10% não souberam responder.

Atualmente, o aborto é permitido no Brasil apenas em situações específicas: quando a gravidez é resultado de estupro, há risco à vida da gestante ou em casos de anencefalia do feto. Fora dessas hipóteses, a interrupção da gestação é considerada crime. A legislação não estabelece um limite máximo de semanas para os casos autorizados, mas o tema segue cercado de controvérsias jurídicas e políticas.

Os dados mostram que a rejeição ao aborto é majoritária em praticamente todos os recortes sociais e políticos. Mesmo entre eleitores que afirmam ter votado em Lula no segundo turno de 2022, 65% dizem ser contra a liberação. Entre os que votaram em Jair Bolsonaro, o índice sobe para 73%. A oposição ao procedimento é mais forte no Sul do país e entre pessoas com renda superior a cinco salários mínimos.

O debate segue em aberto no STF, onde há uma ação que discute a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. O julgamento está suspenso após pedidos de destaque e, até o momento, conta com dois votos favoráveis à descriminalização. A pesquisa ouviu 2.500 pessoas em 111 municípios, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Com informações do Poder360

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polícia Militar prende suspeito e apreende 68 maços de cigarros durante patrulhamento em Pau dos Ferros

    Policiais militares  da Rádio Patrulha do 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM) prenderam em flagrante, na manhã desta sexta-feira 31,...