quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Polícia Civil deflagra “Operação Selo Quebrado” e desarma esquema de desvio de dinheiro de cartório

 


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte realizou, nas primeiras horas desta quarta-feira (22), uma Operação “Selo Quebrado” para desmontar um esquema de desvio de recursos de um cartório no estado. A ação foi coordenada pela Delegacia Especializada no Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (DECCOR).

De acordo com as investigações, o principal suspeito usou documentos falsificados, e-mails e mensagens enganosas para convencer clientes e empresas a transferirem valores para sua conta pessoal. Para dar aparência de legalidade, ele utilizou até certificados digitais de terceiros, enganando as vítimas.

A Polícia Civil estima que cerca de R$ 360 mil foram desviados entre 2021 e 2024. Parte do dinheiro também foi usada para ocultar bens e movimentações financeiras, caracterizando lavagem de dinheiro.

O nome da operação faz referência ao “selo cartorário”, símbolo de confiança e confiança de documentos. A “quebra” do selo representa a violação dessa confiança.

A Justiça determinou o bloqueio de bens e valores no mesmo valor do prejuízo causado, para tentar recuperar os recursos desviados.

A Polícia Civil reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque 181.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Primeiro turno? Lula já está condenado a disputar segundo em 2026, dizem líderes do próprio PT

  Mesmo com otimismo interno, caciques do PT já descartam vitória de Lula no primeiro turno das eleições de 2026. Fontes ouvidas pela coluna...