A 63ª Festa do Boi consolidou sua posição como maior
evento agropecuário do Nordeste ao registrar recordes históricos de público e
de volume de negócios em 2025. Mais de 500 mil visitantes circularam pelo
Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, entre 10 e 18 de outubro, período
do evento, com recorde de 90.380 visitantes apenas no último dia. A estimativa
é de que o volume de negócios tenha ultrapassado os R$ 100 milhões em negócios,
superando os R$ 85 milhões previstos, segundo balanço preliminar dos organizadores.
Os números estão ligeiramente acima do patamar da edição de 2024, quando
aproximadamente 500 mil pessoas circularam na festa.
Promovida pela Associação Norte-Rio-Grandense de
Criadores (Anorc) em parceria com o Governo do Estado e entidades do setor
produtivo, a festa movimentou intensamente a economia rural potiguar, com
programação técnica, shows, feiras temáticas e estrutura ampliada de segurança,
mais de 4 mil animais em exposição e 600 expositores, números superiores aos do
ano passado, que teve 3 mil animais e 150 expositores.
As entidades envolvidas consideram que a 63ª Festa
do Boi foi a maior da história do Parque Aristófanes Fernandes. Matheus França,
diretor da ANORC, destacou o impacto econômico e o compromisso com o
crescimento contínuo da feira.
“A gente passa um ano inteiro trabalhando para
realizar um evento como esse, que é o maior da agropecuária do Norte e
Nordeste. A meta dos R$ 85 milhões em negócios já foi batida. Em toda edição
buscamos o que podemos melhorar”, completou.
A edição deste ano trouxe inovações como currais
reformados, novo modelo de comercialização com shopping de animais, valorização
de artistas locais nos palcos e ampliação das áreas de convivência. A segurança
também foi reforçada com a atuação direta de mais de 200 profissionais,
garantindo um evento organizado e tranquilo.
A Anorc prevê que os leilões oficiais e o shopping
de animais movimentaram R$ 7,34 milhões, consolidando a Festa do Boi como um
dos maiores polos de genética e comercialização animal do país. A feira também
sediou o maior torneio leiteiro da raça Gir Leiteiro do Nordeste e se destacou
com a maior exposição de zebuínos da região e a maior de Sindi do mundo,
reforçando sua projeção internacional.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca
(Sape/RN), Guilherme Saldanha, diz que o evento mostrou a pujança do setor,
mesmo diante de desafios climáticos. “Todos os leilões faturaram mais do que no
ano passado. Com certeza batemos a meta de R$ 100 milhões. O Rio Grande do
Norte ganha muito com a Festa do Boi, que está entre os cinco maiores eventos
agropecuários do Brasil”, destacou. Ele lembrou ainda avanços na pecuária
potiguar nos últimos anos, como o crescimento de 250% na produção de leite.
Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária
do RN (Faern), José Vieira, isso demonstra a força e a organização do agro
potiguar. O Sistema Faern/Senar teve uma participação expressiva, com
capacitações, palestras e encontros temáticos e, durante a programação, foi
anunciada uma parceria com a Neoenergia Cosern para o novo modelo do horário do
irrigante.
“É uma conquista importante para os produtores que
dependem da irrigação e da aquicultura, trazendo mais flexibilidade e
previsibilidade no uso da energia elétrica. Mobilizamos 21 caravanas, reunindo
1.700 produtores de mais de 20 municípios, que puderam conhecer de perto as
principais inovações e oportunidades do setor na Festa do Boi”, disse.
Espaço Sebrae
A força do evento também se refletiu na programação
técnica e empreendedora. O Sebrae-RN registrou 92.669 visitantes – em 2024
ficou em torno de 90 mil – em seu espaço de 5 mil m² e realizou mais de 18.323
atendimentos ao longo dos nove dias. O local recebeu seminários, painéis,
exposições gastronômicas e oficinas que integraram inovação, sustentabilidade e
economia criativa.
Os visitantes também puderam vivenciar experiências
práticas e educativas que uniram conhecimento técnico, cultura e gastronomia,
fortalecendo o vínculo entre produtores, empreendedores e consumidores. “O
público não quer apenas consumir, quer compreender e participar. As
experiências do Balcão Saberes e Sabores e as oficinas na Fazendinha mostram
essa nova relação”, afirmou Elton Alves, gestor da Agência Sebrae Festa do Boi.
A marca Feito Potiguar, lançada em parceria com
entidades produtivas, teve destaque especial ao reunir dezenas de marcas e
produtos locais. O selo, lançado em parceria com FIERN, FAERN e Fecomércio, já
certificou mais de 160 empresas potiguares, fortalecendo a identidade regional
e o consumo consciente. “Os resultados foram muito positivos, com grande
movimento nos estandes e visibilidade para os empreendedores. Outros segmentos,
como o de energia solar, também comemoraram novas vendas e parcerias firmadas
durante o evento”, destacou João Hélio Cavalcanti, diretor técnico do
Sebrae/RN.
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