quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Ex-assistente do Tesouro acusa Venezuela de canalizar “dinheiro sujo” para o Brasil

 


O ex-secretário assistente para o Financiamento do Terrorismo do Departamento Tesouro dos Estados Unidos, Marshall Billingslea, acusou a ditadura venezuelana de utilizar “dinheiro sujo e corrupto” para financiar campanhas políticas de esquerda na América Latina. A informação é do O Antagonista.

Em audiência do Comitê do Senado sobre Controle Internacional de Narcóticos, Billingslea citou o suposto financiamento da campanha do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e afirmou que o regime chavista canalizou recursos ilícitos para o Brasil e México.

“O regime que espalhou o socialismo na América Latina é o venezuelano. É o dinheiro sujo e corrupto da Venezuela que financiou a campanha de [Gustavo] Petro [presidente da Colômbia]. Eles canalizaram dinheiro para o México e o Brasil.

Com a democracia na Venezuela, acaba o dinheiro para campanhas socialistas na região, receitas de petróleo para Cuba e apoio à Nicarágua. Esquecemos o que Ortega está fazendo com o povo de Nicarágua, é uma tragédia”, disse.

Billingslea também afirmou que a ditadura chavista transformou a Venezuela em um “refúgio disposto” para o grupo terrorista libanês Hezbollah, oferecendo acesso a documentos falsificados, rotas de tráfico de drogas e rotas para o Hemisfério Ocidental.

“Com sua infraestrutura libanesa em ruínas e o financiamento iraniano incerto, o Hezbollah fará uma guinada decisiva para a América Latina, em especial para o tráfico de drogas”, acrescentou o ex-secretário assistente.

Billingslea atuou como assistente do Departamento do Tesouro para Financiamento do Terrorismo entre os anos de 2017 a 2021.

Durante a carreira, ele foi responsável por supervisionar os esforços de operações especiais contra o Al-Qaeda após os ataques de 11 de setembro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VÍDEO: Mais de 3 mil “cavalinhos” parados no RN: Sindipetro cobra investimentos e denuncia abandono da produção de petróleo no Estado

  O coordenador-geral do Sindipetro-RN, Marcos Brasil, fez um duro desabafo nas redes sociais, nesta quinta-feira (23), contra as empresas q...