sábado, 18 de outubro de 2025

Bolivianos vão às urnas no domingo (19) em segundo turno inédito com dois candidatos de direita

 


Os bolivianos votam neste domingo (19) em um segundo turno inédito para escolher o próximo presidente do país. A disputa entre os candidatos de direita Rodrigo Paz (PDC) e o ex-presidente Jorge Quiroga (Libre) encerra duas décadas de hegemonia da esquerda, marcada pelo Movimento ao Socialismo (MAS).

A eleição ocorre em meio a uma das piores crises econômicas da história boliviana. A inflação ultrapassa 23% ao ano, e há falta de dólares, produtos básicos e combustíveis. Em várias cidades, motoristas dormem nos carros para conseguir abastecer.

“As filas são intermináveis. Em La Paz duram horas, e no interior há quem espere dias”, relata Christina Stolte, da Fundação Konrad Adenauer. Em Santa Cruz, a cientista política Vania Sandoval descreve “um desastre”: sem gasolina, o transporte público e as atividades agrícolas estão paralisados.

A crise econômica dominou a campanha, deixando em segundo plano temas como o desmatamento recorde, o narcotráfico e o legado de Evo Morales.

Com informações de IstoÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PF investiga desvios de recursos públicos em Mossoró e outra cidade do Oeste

  A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (21), a Operação Quina Potiguar, com o objetivo de investigar desvios de recursos ...