quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Exatus mostra Galeno, Dr. Bernardo e Azevedo na frente da corrida para ALRN

 


Pesquisa realizada pelo Instituto Exatus mostra um cenário ainda marcado por grande indefinição do eleitorado na disputa para deputado estadual nas eleições de 2026. De acordo com os dados, 76,1% dos entrevistados disseram não saber em quem votar, enquanto 7,1% afirmaram que não escolheriam nenhum candidato ou votariam branco/nulo.

O levantamento da Exatus é a pesquisa mais ampla feita até agora no Estado — outros levantamentos anteriores ouviram um número menor de entrevistados — e marca o início de uma série que vai acompanhar a evolução da disputa eleitoral. O estudo ouviu 2.029 eleitores entre os dias 18 e 21 de setembro. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais, para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%.

Entre os nomes lembrados pelos eleitores, dos 11 primeiros colocados, 10 são deputados estaduais que deverão ser candidatos à reeleição em 2026.

Quem aparece na frente é o deputado estadual Galeno Torquato (PSDB), citado por 1,1% dos entrevistados. Médico e natural de São Miguel, município do Alto Oeste onde ele foi prefeito, Galeno cumpre seu terceiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa.

Depois de Galeno, aparecem com 0,8% cada: o deputado Dr. Bernardo Amorim (PSDB), médico e ex-prefeito de Almino Afonso, e o deputado Coronel Azevedo (PL), oficial da reserva da Polícia Militar e um dos principais líderes da direita no Rio Grande do Norte. Em 2022, Azevedo foi o 3º mais votado para a Assembleia, ficando atrás apenas de Wendel Lagartixa (PL), que foi impedido de tomar posse, e Ezequiel Ferreira (PSDB).

Outros parlamentares lembrados na pesquisa Exatus foram Nelter Queiroz (PSDB) e Kleber Rodrigues (PSDB), ambos com 0,6%. Também teve 0,6% das menções o deputado Francisco do PT, líder do governo na Assembleia.

O veterano Tomba Farias (PL), conhecido pela liderança no Agreste, tem 0,5%, assim como Terezinha Maia (PL), Dr. Kerginaldo (PL), Ubaldo Fernandes (PSDB) e Gustavo Soares. Desses, o único que não é deputado é Gustavo – ele foi prefeito de Assú até o fim de 2024 e é irmão de George Soares, deputado eleito em 2022, mas que renunciou no ano passado para assumir uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Como funciona a eleição para deputado estadual

Nas eleições de 2026, o Rio Grande do Norte terá em disputa – por enquanto – 24 cadeiras na Assembleia Legislativa. Este número, no entanto, poderá mudar se o Congresso Nacional derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto que aumenta o número de parlamentares. Segundo o texto, a Assembleia potiguar ganharia 6 vagas, indo a 30.

Caso o veto não seja derrubado até 1º de outubro deste ano, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) redistribuir vagas parlamentares conforme a população de cada estado – o que também pode afetar o RN.

Os deputados estaduais são eleitos pelo sistema proporcional, no qual os votos dados a cada candidato contam também para o partido ou federação. Assim, o desempenho da legenda na soma geral dos votos determina quantas vagas ela terá direito. As cadeiras em si são preenchidas pelos candidatos mais votados dentro da chapa.

A pesquisa espontânea evidencia o grau de dispersão do eleitorado neste momento, mas mostra também que nomes já conhecidos da política potiguar conseguem se destacar mesmo com baixos percentuais.

O levantamento da Exatus é a pesquisa mais ampla feita até agora no Estado — outros levantamentos anteriores ouviram um número menor de entrevistados — e marca o início de uma série que vai acompanhar a evolução da disputa eleitoral. O estudo ouviu 2.029 eleitores entre os dias 18 e 21 de setembro. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais, para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Porsche, Mercedes e Opala do Careca do INSS estão “sumidos”

  Ao menos 11 carros que pertencem ao lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, vulgo Careca do INSS, ainda não foram apreendidos pela Polícia ...