Nesta semana, alguns usuários do Instagram notaram
um ícone de óculos aparecendo na parte de baixo dos stories. O símbolo indica
que os stories foram feitos utilizando óculos inteligentes da Meta. A
informação é da CNN Brasil.
A empresa já lançou dois modelos destes aparelhos,
em parceria com as marcas de óculos Ray-Ban e Oakley. Os modelos ainda não são
comercializados no Brasil, mas custam a partir de US$ 300 (cerca de R$
1.600,00, na cotação atual) no exterior.
A Meta explicou que qualquer vídeo ou foto capturado
com os óculos inteligentes da empresa contarão com a mensagem "Feito com
Ray-Ban Meta" ao compartilhá-los no Instagram ou Facebook, mas que também
é possível desativar esse recurso nas configurações do dispositivo no app Meta
AI.
Isso ocorre de maneira automática pois, ao capturar
imagens com os óculos inteligentes da Meta, uma marca d'água invisível estará
presente nos metadados dessa imagem.
Mas, se os óculos inteligentes da Meta ainda não
estão à venda no Brasil, como tantos perfis brasileiros apareceram com o ícone
de óculos em seus stories? Um truque que rapidamente se espalhou pela internet
ensina os usuários a "enganar" o Instagram.
A estratégia consiste em encontrar
e baixar uma imagem que realmente tenha sido feita com os óculos da Meta – e,
por isso, tenha a marca d'água invisível em seus metadados. Os usuários usam
essa foto para iniciar a publicação de um story e, depois, colocam uma outra
imagem qualquer por cima desta.
Depois de publicado, o story vai exibir o ícone de
óculos, mesmo que todos vejam apenas uma imagem qualquer. Isso torna difícil
afirmar quais stories foram realmente feitos com uso dos óculos da Meta ou não.
CNN Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário