sábado, 23 de agosto de 2025

Orla de Ponta Negra terá projeto escolhido em concurso nacional conduzido pelo IAB

 


A Prefeitura de Natal oficializou nesta sexta-feira (22), por meio de publicação no Diário Oficial do Município, a contratação do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para conduzir o concurso público nacional que escolherá o projeto de urbanização e paisagismo da orla de Ponta Negra. Com a medida, a próxima etapa será a elaboração do edital e a abertura do certame, que contará com escuta pública e participação de profissionais de todo o país..

Segundo a portaria, caberá à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) a gestão administrativa, orçamentária e financeira da contratação, enquanto a Secretaria Municipal de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovação (Sepae) permanecerá responsável pela coordenação técnica e procedimental do concurso. O Instituto de Arquitetos do Brasil será responsável por elaborar o edital, conduzir o julgamento das propostas e entregar o projeto definitivo.

Além da definição do projeto urbanístico, o concurso também prevê escuta pública para que moradores e frequentadores da praia possam contribuir com sugestões. O Grupo de Trabalho estabeleceu oito diretrizes que devem orientar as propostas, incluindo a ampliação da acessibilidade, incremento de áreas verdes, valorização cultural e previsão de espaços para futura exploração econômica.

De acordo com o secretário da Sepae e coordenador do GT, Arthur Dutra, o processo representa um marco para a cidade. “A experiência do IAB assegura que Natal terá acesso ao que há de mais inovador em urbanismo e paisagismo, com projetos pensados para a nossa realidade, mas inspirados nas melhores práticas nacionais e internacionais. Estamos construindo, de forma participativa e transparente, um legado para as próximas gerações”, ressaltou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entidades investigadas por descontos ilegais do INSS fecham as portas e dificultam processos na Justiça

  Entidades investigadas pela Polícia Federal (PF) por descontos ilegais em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social ...