A Prefeitura do Natal publicou, nesta quarta-feira
(6), o Decreto nº 13.443/2025, que institui a Comissão Permanente de Prevenção
e Combate à Corrupção (CPCCO) na administração municipal. A medida tem como
objetivo principal promover a implementação e o monitoramento de ações voltadas
à integridade, transparência e prevenção à corrupção na gestão pública da
capital.
De acordo com o decreto, a CPCCO será coordenada
pela Controladoria Geral do Município (CGM) e composta por seis membros
titulares e três suplentes. A escolha dos nomes ficará a cargo da própria CGM,
que selecionará servidores da administração direta com formação ou experiência
nas áreas de controle interno, auditoria, ouvidoria, correição, jurídica e
gestão pública.
Os integrantes da comissão terão mandato de dois
anos, com possibilidade de uma recondução por igual período. Além dos membros
oficiais, a CPCCO poderá contar com a colaboração de representantes de outros
órgãos da administração municipal, a serem indicados pelo Controlador-Geral do
Município.
Atribuições da Comissão
- Entre
as principais atribuições da CPCCO estão:
- Elaborar,
implementar e revisar o Plano de Integridade da Prefeitura de Natal;
- Identificar
riscos institucionais relacionados à integridade e propor ações corretivas
e preventivas;
- Promover
a articulação entre secretarias e órgãos municipais para o fortalecimento
da ética e dos controles internos;
- Propor
normas e procedimentos que favoreçam a transparência e o controle social;
- Desenvolver
campanhas e ações de capacitação em integridade, ética e combate à
corrupção.
O Decreto nº 13.443/2025 entrou em vigor na data de
sua publicação, já tendo efeito a partir desta quarta-feira (6).
Nenhum comentário:
Postar um comentário