domingo, 13 de julho de 2025

Bancas que resistem: A história do bancário que abandonou os números para apostar nas letras

 


No coração do bairro de Petrópolis, em Natal, a Tabacaria do Tota é mais que uma banca de revista: é um ponto de encontro, uma cápsula do tempo e um símbolo de resistência. Fundada há 35 anos por Antônio Barbosa, o Tota, a banca sobreviveu a transformações profundas no consumo de informação, da era dos grandes jornais impressos à avalanche digital das redes sociais.

“Eu era bancário. Mas sempre gostei de ler, e quando saí do banco, resolvi montar minha primeira banca”, relembra. De lá para cá, foram três pontos comandados por ele: a tradicional banca da Afonso Pena, uma na Praça das Flores e outra em Ponta Negra. Hoje, restou a principal – a que carrega sua identidade e onde ele permanece firme, abrindo as portas todos os dias.

Tota fala com orgulho de sua trajetória e da paixão que o mantém no ramo. “Sou de uma época em que eu mesmo ia buscar o jornal na distribuidora só pra ter mais cedo aqui na banca”, diz, com nostalgia. Mesmo diante da ascensão do digital, ele acredita na força do papel: “Ainda tem quem goste. Quem faz questão de ler no papel. E continua, sim. Ainda resiste”.

Para se adaptar aos novos tempos, a banca virou também café e loja de conveniência. “O jornaleiro é aquele trabalhador de domingo a domingo. A gente teve que se reinventar. Hoje, além de revista e jornal, tem café, tem outras coisas. É o cliente que vem todo dia, nem que seja pra comprar uma balinha. E isso é importante.”

Um dos serviços que Tota já incorporou à rotina da banca – e que agora será ampliado por meio do AGORA RN – é a reserva antecipada de exemplares. “Aqui, a gente já guarda o jornal pra quem pede. O cliente chega e pergunta: ‘Guardou o meu?’. A gente já conhece todo mundo pelo nome”, conta.

Aos 35 anos de banca, Tota não pensa em parar tão cedo. “Pretendo continuar. Aqui virou minha vida. É onde eu me encontro e reencontro pessoas. Isso aqui é mais do que vender jornal, é fazer parte do cotidiano das pessoas.”

Na calçada da Afonso Pena, entre um café e uma conversa, o antigo bancário que trocou os números pelas letras mantém viva uma tradição que resiste.

Os leitores do AGORA RN têm agora uma nova forma de garantir diariamente seu exemplar gratuito do jornal impresso: a partir desta semana, será possível fazer uma reserva direta nas bancas parceiras. Para isso, basta informar o nome completo ao jornaleiro da banca de sua preferência.

A iniciativa contempla pontos de entrega espalhados por Natal, Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante. Com tiragem gratuita e distribuição diária, o grupo jornalístico reforça seu compromisso de manter o leitor bem informado e de forma acessível. São distribuídos diariamente 7.500 exemplares impressos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VÍDEO - Símbolo de campanha do PT imita uma referência ao Comando Vermelho

  O PT publicou, na última quarta-feira, 9, um vídeo em reação ao anúncio da tarifa de 50% dos EUA sobre os produtos brasileiros. A peça, di...