Uma das promessas de campanha mais famosas de Lula,
a “picanha com cervejinha” no churrasco tornou-se um sonho distante para a
maioria dos brasileiros. Dados do novo levantamento do Instituto Paraná
Pesquisas mostram que 67,1% dos entrevistados não acreditam mais na promessa de
Lula.
Para esses eleitores, o petista, apesar de ter
prometido o que prometeu, não conseguirá fazer com que “a maioria dos
brasileiros compre picanha e cerveja com mais facilidade” neste mandato. A
parcela de eleitores que ainda acredita na promessa do petista é hoje de 26,3%
dos entrevistados e os que não responderam são 6,6%.
A descrença sobre Lula decorre da percepção dos
eleitores sobre a economia, vista como em declínio no atual governo. Sobre o
“churrasquinho” prometido por Lula em 2022, aliás, a pesquisa oferece outro
dado desastroso ao presidente da República.
Para 50% dos entrevistados, o preço da picanha é
mais alto na gestão de Lula do que era na gestão de Jair Bolsonaro. Os que
consideram o preço da carne “igual” nos dois governos somam 21,7% e os que
dizem considerar o preço mais baixo agora, 17,9%. A fatia de entrevistados que
não respondeu é de 10,5%.
Em 2022, Lula disse que voltaria ao Palácio do
Planalto para melhorar a economia. “O povo tem que voltar a comer um
churrasquinho, comer uma picanha e tomar uma cervejinha”, disse o petista.
O instituto ouviu 2.020 eleitores de todo o país,
entre os dias 18 e 22 de junho, e o grau de confiança dos resultados é de 95%
para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais.
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