Nos 2 primeiros anos da administração de Luiz Inácio
Lula da Silva, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
aumentou seus gastos anuais com publicidade para uma média de R$ 63,2 milhões.
O levantamento é do site Poder360.
Este valor representa um crescimento de 214% em
relação aos R$ 20,2 milhões anuais destinados durante os 4 anos do governo de
Jair Bolsonaro.
Os dados englobam campanhas idealizadas por
ministérios, pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
(Secom) e por empresas estatais, como o Banco do Brasil, a Caixa e o próprio
BNDES.
Questionado pela reportagem sobre esse aumento, o
BNDES declarou que os investimentos fazem parte de uma estratégia de “retomada
do protagonismo como instituição de promoção do desenvolvimento econômico e
social do país”.
Além disso, o banco busca fortalecer sua marca,
ampliar sua atuação comercial e divulgar linhas de crédito e condições de
financiamento.
O papel do BNDES e da Secom
O BNDES é atualmente liderado por Aloizio
Mercadante. Aliado de Lula, ele coordenou o plano de governo do petista e
liderou os trabalhos técnicos do governo de transição.
A Secom afirmou que não interfere nas execuções de
publicidade de outros ministérios e estatais, e que suas ações estão ligadas à
missão institucional de divulgar políticas do Poder Executivo Federal e
estimular a participação da sociedade na formulação de políticas públicas.
Em termos de gastos totais com publicidade, o
governo Lula investiu R$ 4,1 bilhões nos últimos 2 anos. A média anual ficou em
R$ 2,05 bilhões. Durante o mesmo período, Bolsonaro teve um gasto anual médio
de cerca de R$ 1,8 bilhão.
Os bancos públicos, como o Banco do Brasil (BB) e a
Caixa, também contribuíram para o aumento nos gastos. Apesar disso, o BB
manteve seu nível de despesas próximo ao da gestão anterior, enquanto a Caixa
registrou um crescimento de 18%.
Fonte: Revista Oeste

Nenhum comentário:
Postar um comentário