O setor de TV por
assinatura no Brasil fechou 2024 com 9,3 milhões de clientes, uma queda de 21%
na comparação com o fim do ano anterior. Esse recuo foi o maior da história,
segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
A informação é do Poder
360. Em 2014, no pico, havia 19,6 milhões de acessos de televisões a cabo.
Quando se compara esse resultado aos números de hoje, observa-se uma queda de
52,7% na base de assinantes.
Especialistas dizem que o
avanço da internet e de serviços de streaming –como Netflix e Globoplay– pode
ter influenciado essa mudança de hábito, além de preocupações econômicas no
geral.
“As novas gerações não
estão mais na frente da TV. As pessoas estão circulando. Elas estão na
mobilidade total. Querem assistir o que quiser, aonde quiser’”, disse ao
Poder360 a professora Maria Letícia Renault, da Faculdade de Comunicação da UnB
(Universidade de Brasília).
A professora diz que
muitos jovens não assistem à televisão no “modelo que se conheceu antes”, mas
que isso “não significa” que eles não consumam esse conteúdo de outra forma
-como em redes sociais e sites das emissoras.
Os números apresentados
nesta reportagem indicam uma mudança de comportamento de consumo em toda uma
cadeia de mídia. O Poder360 mostrou, por exemplo, que os 5 principais canais de
TV de notícia do Brasil registraram ao longo de 2024 uma média de só 11.792
espectadores por dia.
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