ENTRE COLUNA

ENTRE COLUNA

quarta-feira, 26 de março de 2025

Ponte de Igapó: 'Estamos fazendo o possível para liberar o trânsito em abril', diz superintendente do Dnit

 


O trânsito nos dois sentidos da ponte de Igapó pode ser liberado até o final de abril. A expectativa foi dada pelo diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Norte (Dnit-RN).

De acordo com Getúlio Batista, o órgão está fazendo todos os esforços para antecipar a previsão de conclusão, que é para o mês de maio. "Estamos fazendo o possível para liberar o trânsito em abril. Se Deus quiser, vai acontecer. Isso é um esforço gigante que o Dnit tem feito para que se libere o trânsito em abril", afirmou. 

A liberação do trânsito não seria a conclusão total dos serviços. Segundo ele, mesmo com o fluxo na pista, as equipes continuariam trabalhando na parte inferior da estrutura. “A obra continua, já que 90% dela é na parte inferior”, acrescentou.

A obra inclui os serviços de restauração das estacas, blocos e pilares, além da substituição dos aparelhos de apoio, demolição de elementos deteriorados, reforço das vigas, substituição dos drenos e juntas estruturais, recuperação das barreiras, dos refúgios da ponte ferroviária, dos passeios de pedestres e dos guarda-corpos, bem como a substituição do revestimento asfáltico das pontes.

"A reabilitação contempla toda a estrutura da ponte. Fora isso, na parte superior da ponte, vamos trocar todos os postes, que serão novos. Isso é um custo. E com iluminação de LED. ALém disso, ciclovias, que não existem, também serão colocadas na ponte de Igapó", destacou o diretor da autarquia.

Getúlio Batista retrucou ainda as conversas de que o Dnit não tem compromisso com a população da zona Norte de Natal. "Quero lembrar que o Dnit tem, sim, sensibilidade com a zona Norte. A governadora Fátima Bezerra também sempre fala sobre isso. Eu sei do sofrimento que tem ali, mas era preciso fazer essa reabilitação. É uma reabilitação que nunca tinha sido feita", completou.

A obra foi iniciada em setembro de 2023 e tinha prazo de conclusão para março deste ano. No entanto, em agosto de 2024, o encerramento dos serviços foi postergado para o mês de maio.

O trecho em obra gera congestionamentos diariamente. Pela manhã, o fluxo é mais intenso para quem sai da zona Norte em direção às demais regiões de Natal. Na tentativa de diminuir os impactos, o Dnit impôs uma restrição ao tráfego das 06h às 08h, permitindo o trânsito apenas para o transporte público e veículos oficiais. 

No final da tarde, o problema é para quem segue em direção à ZN. No trecho da avenida Felizardo Moura, a STTU de Natal coloca uma faixa exclusiva para o transporte público, com preferência para os ônibus no acesso à ponte. Ainda na avenida, há uma pasta de trânsito da capital pontuosa que os radares só vão entrar em operação após o fim das obras.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parlamentares do RN participam de manifestação por anistia em São Paulo

  Políticos potiguares marcaram presença neste domingo (6) na manifestação realizada na Avenida Paulista, em São Paulo, em defesa da anistia...