O Grupo Guararapes apresentou crescimento expressivo
em 2024, o maior nos últimos anos, e fechou o ano com lucro de líquido
positivo. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (20), a companhia
registrou um EBITDA consolidado de R$ 1,5 bilhão no ano, crescimento de 45% em
relação ao ano de 2023, atingindo o maior patamar da sua história. Além disso,
o grupo também conseguiu reverter um cenário de prejuízo, alcançando lucro
líquido de R$ 235,1 milhões no último ano.
O EBITDA refere-se à sigla “Lucro Antes de Juros,
Impostos, Depreciação e Amortização”. No caso da Guararapes, o R$ 1,5 bi
registrado fez frente ao R$ 1.028 bi, que foi o número mais alto desde 2021.
Além disso, a receita líquida consolidada da Guararapes atingiu R$ 9,6 bilhões
no ano, crescimento de 9,5% em relação a 2023. A Companhia também registrou o
aumento das vendas nas lojas de 11,3% no ano.
Segundo Miguel Cafruni, Chief Financial Officer do
grupo Guararapes, os resultados são reflexo de uma estratégia adotada nos
últimos dois anos, com fortalecimento da estrutura operacional, modificação de
protocolos internos, aceleração de produtos modais e ampliação do volume de
produção na fábrica da Guararapes.
“Fortalecemos expansão de margens, disciplina,
seriedade e uma diligência muito forte na alocação de capitais, gestão de
despesas, isso tudo nos sustentou e foram alicerces fundamentais para termos
conseguido crescer quase 50%. Conseguimos reverter um prejuízo que a companhia
vinha tendo e se você ajustar, pela venda de alguns ativos em 2023, esse
prejuízo era de quase R$ 100 milhões, então saímos para um lucro de R$ 235
milhões em 2024. Aceleramos nossa desvantagem financeira, deixando a companhia
mais leve, fazendo pré-pagamento das nossas dívidas”, explica.
“Uma das
grandes alavancas para termos esse resultado acelerado ao longo do ano foi
capturar as sinergias dentro da cadeia: a fábrica, a financeira. Temos muito
forte isso de democratizar o acesso à moda, entender que, por vocação, dar cor
e dar moda para a vida de pessoas que não teriam tanto acesso”, acrescenta
Miguel Cafruni.
Ainda segundo dados do Grupo Guararapes, a produção
anual da fábrica atingiu 41 milhões de peças, um crescimento de 33% em relação
ao ano de 2023. Com isso, a empresa apresentou margem bruta de mercadorias de
50,9%, expansão de 2,0 p.p. vs. 2023, como resultado da melhor utilização da
fábrica, eficiência na gestão de estoques de produto acabado e menor
necessidade de remarcações. O segmento de mercadorias apresentou aumento de 33%
no EBITDA, que alcançou R$987 milhões no ano e margem de 13,7%, um ganho de 2,2
p.p. oriundos de maior eficiência na operação.
O CFO do grupo cita que as confecções produzidas por
meio do programa Pró-Sertão tiveram protagonismo relevante nesse crescimento.
“O Pró-Sertão teve um protagonismo fantástico. Tivemos um crescimento de 33% no
volume de produtos originários que trazemos da nossa fábrica. Leia-se fábrica
não somente o que produzimos, mas o que também temos em parcerias com as
oficinas”, acrescenta. “
A Midway Financeira também desempenhou um papel na
expansão da rentabilidade, impulsionando os resultados da companhia. Em 2024,
seu EBITDA mais do que dobrou em relação ao ano anterior, atingindo R$ 404,3
milhões. O crescimento foi impulsionado por mais eficiência na gestão da
carteira e redução da inadimplência. A sinergia entre varejo e serviços
financeiros tem sido um dos pilares para o fortalecimento da estratégia de
crescimento sustentável da Riachuelo.
Grupo vai ampliar atuação no RN em 2025
Com números satisfatórios em 2024, a perspectiva do
Grupo Guararapes é de ampliar a produção e, consequentemente, os ganhos em
2025. O CFO da Guararapes conta que haverá, neste ano, uma segunda fase num
projeto de crescimento do grupo. A primeira delas correspondia a um adicional
de volume de operação. A perspectiva é desenvolver capacidade de produtos que a
fábrica pode fazer, além de amplificar processos de trabalho.
“Temos expectativas de continuar crescendo volumes
na marca para 2025. Ainda não estamos no full potential da fábrica, apesar de
termos acelerado o volume com esses 33%. Vemos que temos um espaço para
continuar acelerando. Ainda não temos um terceiro turno, por exemplo. Estamos
fazendo investimentos em 2025 em novos maquinários, novas tecnologias, começar
a produzir Carter’s, por exemplo, que hoje importamos o produto acabado. Vamos
fazer investimentos na fábrica. Entendemos que isso está alinhado à estratégia
de perpetuidade do negócio pujante e crescente e com muita força vindo da nossa
fábrica em Natal”, finalizou.
Fundada há 78 anos pelo empresário potiguar Nevaldo
Rocha, a Guararapes Confecções S.A é o grupo responsável pela rede de lojas
Riachuelo, Casa Riachuelo, Carter’s, FANLAB, Midway Financeira e Midway Mall.
Contando com fábrica em Natal e sendo uma das principais redes têxteis do
Brasil, o grupo conta ainda com três centros de distribuição (CDs), em
Guarulhos, Natal e Manaus, um Contact Center, a Transportadora Casa Verde, o
shopping Midway Mall, também no RN, e dois teatros Riachuelo, sendo um na
capital potiguar e outro no Rio de Janeiro.
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