O início do ano chega acompanhado das liquidações no
comércio varejista. Grandes redes já iniciaram suas campanhas de queima de
estoque, e o movimento começa a se refletir também no comércio local, que
aposta nos descontos de até 30% para atrair clientes e compensar a baixa
natural nas vendas após as festas de fim de ano. Após o aquecimento das vendas
em dezembro, lojistas tentam manter o otimismo, especialmente com ofertas e
descontos. O segmento de eletrodomésticos, por exemplo, tem sido impulsionado
pela procura por ventiladores, aparelhos de ar-condicionado e climatizadores,
em meio ao forte calor do verão.
O calor intenso típico da estação traz consigo uma
oportunidade para o comércio local. Diego Rodrigo, vendedor em uma loja de
eletrodomésticos há 25 anos, explica que o início do ano costuma ser um período
desafiador para o setor. No entanto, ele ressalta que há oportunidades como
essas podem impulsionar as vendas. “Apesar disso, a gente tem um mercado
aquecido de aparelhos de climatização: ventilador, ar-condicionado,
climatizador. Temos uma expectativa muito grande em vender esses produtos nesse
início do ano”, conta.
O vendedor destaca ainda que, no segmento de
eletrodomésticos, o planejamento é um fator importante para garantir as vendas,
portanto apostar em descontos e condições especiais é uma alternativa. “Não é
como a compra de um item de sapataria, roupas e supermercado. Às vezes, são
itens que demandam um pouco de planejamento para comprar um ar-condicionado,
uma televisão, um sofá. A gente aposta muito no preço, às vezes um parcelamento
para que aquela pessoa possa fazer a compra e, é claro, um bom atendimento”,
completa Diego.
Já Costa Brandão, vendedor no mesmo segmento há 15
anos, afirma que o movimento ainda está tímido, mas as promoções devem ajudar a
melhorar o cenário. Ele lembra que as liquidações de janeiro costumam atrair um
público significativo, o que pode ser um alívio para o comércio após o pico de
vendas no fim de ano. “Estamos esperando que aqueça um pouco mais porque a
economia precisa disso, o comércio de Natal, da Cidade Alta, precisa aquecer um
pouco”, diz.
Costa também comenta que a chegada de novas lojas no
Centro da cidade trouxe um impacto positivo para o comércio local. “As novas
lojas que chegaram no Centro tiveram um impacto positivo e trouxeram mais
pessoas para o comércio, e tudo isso ajuda. Neste momento estamos na
expectativa das vendas do início do ano. Os clientes estão buscando muito
promoções de ventiladores, ar-condicionado, climatizadores, e temos essa
oportunidade para tentar retomar o ritmo de vendas com a estratégia de
promoções, descontos especiais e produtos de qualidade”, afirma o vendedor.
Para Melquisedec Jefferson, que também trabalha no
setor de eletroeletrônicos, o otimismo é uma característica natural do
comerciante, especialmente em períodos pós-festas, quando o ritmo de consumo
tende a diminuir. “O otimismo é uma característica do comerciante já, mas nós
queríamos muito que melhorasse. O comércio da nossa cidade precisa bastante
disso, de movimento, de pessoas circulando. Esse período é realmente um pouco
abaixo, mas é também o período que o calor está muito forte, então o pessoal
aproveita para comprar um ventilador novo, investir um pouco mais no conforto”,
observa.
Do lado dos consumidores, a expectativa de encontrar
descontos significativos e fazer compras planejadas é evidente. Maria do
Socorro, dona de casa, percorre as lojas do Centro de Natal em busca do melhor
preço antes de fechar negócio. “Hoje a gente tem que pesquisar mesmo. Estou
querendo comprar um celular simples mesmo para mim porque tenho medo de comprar
um caro e o ladrão levar, então a gente tem que pensar nisso também. Fui aqui numa
loja, vi os preços, estou indo agora em outra e mais tarde vou descer para ir
numa outra loja. Se não for assim a gente não consegue comprar”, relata.
Chave para vendas
As liquidações de início de ano, que trazem
descontos de até 30%, crediários das lojas, parcelamentos facilitados e ofertas
para quem pagar à vista, são vistas pelos lojistas como uma oportunidade para
manter o fluxo de vendas e “limpar” estoques. “Essa é uma estratégia que temos
para tentar compensar esse período. Assim todo mundo sai ganhando, porque a
venda só é boa quando o cliente e o vendedor saem ganhando”, diz Diego Rodrigo.
O bom atendimento, segundo os vendedores, é outro
fator essencial para fidelizar os clientes, que chegam cada vez mais
informados, graças à internet. “Hoje em dia, com a internet, o pessoal já vem
aqui sabendo muito, com muita pesquisa. Então, são esses fatores do bom
atendimento que vão fazer com que o cliente nos escolha”, conclui Diego
Rodrigo.
Com o mercado local se ajustando às tendências de
consumo, a expectativa é que o comércio local consiga aquecer as vendas nas
próximas semanas, diz o vendedor Melquisedec Jefferson. “Estamos em um cenário
onde preço, qualidade e atendimento serão decisivos para atrair os
consumidores. É assim que a gente espera que mais e mais pessoas venham para as
lojas, porque só aqui eles podem olhar os produtos, testar, tirar dúvidas,
então essa é uma grande vantagem que temos”, completa.
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