O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que vai
lançar mais dois editais para recuperação de estradas no interior do Rio Grande
do Norte. A informação foi dada pela governadora Fátima Bezerra (PT) durante
agenda na região Seridó, neste sábado (9).
O aviso de licitação do Lote 2 será encaminhado na
segunda-feira (11) para publicação no Diário Oficial do Estado, enquanto o do
Lote 3, em fase final de análise pela Procuradoria Geral do Estado, deve ser
lançado até sexta-feira.
O Lote 2 tem 10 trechos rodoviários totalizando 301
quilômetros, dos quais sete são no Seridó e os três restantes na área sob
jurisdição do Distrito Rodoviário de Santana do Matos:
- RN
086 - Parelhas/Equador 38 km
- RN
087 - Florânia/Tenente Laurentino 12,4 km
- RN
118 - Caicó/São João do Sabugi/Ipueira 48 km
- RN
288 - Entroncamento BR-427/Jardim de Piranhas 18,15 km
- RN
288 - Caicó/São José do Seridó/Cruzeta/Acari 53 km
- RN
041 - Entroncamento BR-304/Santana do Matos 40 km
- RN
118 - Alto do Rodrigues/Ipanguaçu 25 km
- RN
118 - Entroncamento BR-304/São Rafael 24 km
- RN
263 - Pedro Avelino/Afonso Bezerra 14 km
- RN
263 - Afonso Bezerra/Angicos/Entroncamento BR 304 29 km
"O objetivo dessas intervenções é realizar a
restauração dos trechos críticos e fazer o recapeamento das vias dos trechos
licitados", afirmou governadora.
Paralelamente, segundo o governo, são realizados
trabalhos de manutenção (tapa-buracos e outras ações) para manter as estradas
em condições de trafegabilidade.
O governo não detalhou o Lote 3, que deverá ser
lançado também nos próximos dias.
No final de fevereiro, o governo do Estado lançou
a primeira
das três licitações para recuperação das rodovias estaduais, com nove trechos,
totalizando 210 quilômetros de vias sob jurisdição dos distritos
rodoviários de Mossoró e Pau dos Ferros.
Fátima disse que a primeira fase do plano estadual
de 2024 contempla 700 quilômetros de recuperação de estradas. O governo do RN
vai usar a primeira parcela do empréstimo feito no âmbito do Programa de
Equilíbrio Fiscal (PEF), no valor de R$ 428 milhões, para bancar as obras.
Construídas há mais de 40 anos, as rodovias
estaduais têm praticamente o mesmo padrão. São pistas de mão dupla com apenas 6
metros de largura; sem acostamento, algumas com curvas acentuadas e pontes
estreitas.
"Estão em desconformidade com os critérios
usados pela engenharia de tráfego", reconhece o governo.

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