Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o Rio Grande do Norte teve o
maior percentual de usuários de internet do Nordeste. Das 2,6 milhões de
pessoas conectadas, a maioria acessa internet todos os dias da semana.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de
Domicílio Contínua realizada no último trimestre de 2022, que detalhou o
consumo e acesso à internet.
Diante da população estimada pelo próprio IBGE para
o estado no período da pesquisa, de aproximadamente 3,1 milhões de pessoas
de 10 anos ou mais de idade, 85% desse número, o que representa 2,6 milhões de
pessoas, afirmaram que utilizavam internet. Este é o maior percentual entre os
estados do Nordeste.
O percentual vem crescendo desde a pesquisa
realizada em 2016, quando, à época, 61,2% da população de 10 anos ou mais
utilizava a internet. Esse número passou para 74,3% em 2019, em seguida para
81,8% em 2021.
Consumo de internet
No recorte entre estudantes, 92,8% do total
apontaram que utilizaram a internet em 2022. A quantidade de acesso entre os
não estudantes foi de 82,2%.
A utilização da internet no Rio Grande do Norte em
2022 também foi pesquisada pelo sexo. 87,7% das mulheres utilizaram internet no
ano passado. O dado é maior do que os 82,5% de homens que utilizaram no mesmo
período.
Em relação ao nível de instrução, o maior percentual
de utilização foi na camada da população com nível superior incompleto (99,4%),
seguido de perto pelo superior completo (99%). O menor índice esteve na
população sem instrução ou com ensino fundamental incompleto (68,9%).
Faixa etária
Na divisão entre os grupos de idade, apenas 55% da
população que está na faixa etária acima de 60 anos utilizou a internet no
período apontado em 2022. Os maiores percentuais foram no grupo etário de 25 a
29 anos (96,8%) e entre 20 e 24 anos (95,6%).
Finalidade do uso
Sobre a finalidade do uso da internet, a opção para
conversar por chamadas de voz ou vídeo teve o maior índices, com 96,1%. A
segunda finalidade mais apontada foi assistir a vídeos, inclusive programas,
séries e filmes (92%). Outras finalidades também apontadas envolvem enviar ou
receber mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes de e-mail
(91,9%), usar redes sociais (87,8%), ouvir músicas, rádio ou podcast (85,2%).
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