sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Boia de 7 toneladas é lançada na costa do RN para medir potencial de geração de energia eólica no mar

 


A Petrobras e os Institutos Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e em Sistemas Embarcados (ISI-SE) deram largada, nesta quinta-feira (19), à mais nova incursão da Boia Remota de Avaliação de Ventos Offshore (Bravo), tecnologia desenvolvida de forma inédita no Brasil para prospecções ligadas à energia eólica offshore.

A Bravo, desenvolvida pelo Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes) em conjunto com o Senai, possui maior área de convés e upgrade na parte eletrônica em relação à primeira versão, e foi lançada a 20 Km da costa do Rio Grande do Norte, para uma campanha de testes e validação do sistema, no mar de Areia Branca.

O equipamento tem capacidade para registrar velocidade e direção dos ventos, variáveis meteorológicas, como pressão atmosférica, temperatura do ar e umidade relativa, além de variáveis oceanográficas, a exemplo de ondas e correntes marítimas.

A operação de lançamento foi realizada a uma profundidade de 15 metros, na área de testes do Senai, com apoio da Marinha do Brasil e do consórcio Intersal, que opera o Terminal Salineiro de Areia Branca.

Esta é a segunda etapa do projeto de desenvolvimento da tecnologia. O investimento da Petrobras na iniciativa totalizará R$ 11,3 milhões, através do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Testada em uma primeira versão no ano passado, a Bravo embarca um conceito de floating LiDAR desenvolvido, pela primeira vez, com tecnologia nacional.

Nesta nova fase, conhecida como Bravo 2, o equipamento pesa 7 toneladas, tem 4 metros de diâmetro e 4 metros de altura. A autonomia de energia para o funcionamento é fornecida por módulos de energia solar fotovoltaica.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trabalhador tem mola retirada da cabeça por bombeiros na Grande Natal

  Um trabalhador que teve uma mola de máquina de desentupimento presa ao rosto durante serviço em Parnamirim, Região Metropolitana de Natal,...