A Neoenergia Cosern
divulgou uma nota com o tamanho do apagão nacional que também atingiu o
fornecimento de energia no Rio Grande do Norte. Segundo a empresa, foram 800
mil clientes que tiveram o fornecimento interrompido, em 123 municípios
potiguares. Veja a nota na íntegra:
NOTA – NEOENERGIA COSERN
“Natal (RN),
15 de agosto de 2023
A Neoenergia
Cosern informa que foi autorizada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) a
restabelecer o total de cargas afetadas pela ocorrência no Sistema Interligado
Nacional (SIN). A interrupção no fornecimento de energia, na manhã desta
terça-feira (15), foi registrada em diversos estados do Brasil.
No Rio Grande
do Norte, 35% das cargas foram afetadas em todas as regiões do Estado. A
ocorrência teve início às 8h31 e o processo de recomposição das cargas ocorreu
gradativamente. O restabelecimento do fornecimento nas áreas atingidas iniciou
às 9h50 e finalizado às 11h28.
A interrupção
no forçamento de energia atingiu cerca de 800 mil clientes distribuídos em 123
cidades potiguares (localizadas em todas as regiões do estado).
As causas da
ocorrência ainda estão sob análise pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).”
CAERN TAMBÉM AFETADA
O apagão que afetou, pelo
menos, 16 estados do Brasil, na manhã desta terça-feira (15), após ser
registrada uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional
(SIN), também causou uma “pane” no sistema de abastecimento de água do Rio
Grande do Norte.
Conforme informado pela
Caern, a instabilidade afetou os sistemas de abastecimento de água em todo
o estado, dentre eles: Seridó, Alto Oeste, Mossoró e em Natal.
A Caern afirmou que
adotará as medidas necessárias para religar todos os sistemas, assim que a
energia for regularizada, e retomar o fornecimento de água, contudo, a parada
pode ter uma repercussão de até 48h para completa normalização.
MINISTÉRIO VAI CRIAR
GABINETE
O Ministério de Minas e
Energia (MME) divulgou um comunidado à imprensa na manhã desta terça-feira (15)
afirmando que foi criada “uma sala de situação” para monitorar o apagão que
acometeu diversos estados do Brasil e o Distrito Federal. “O Ministro
Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha
o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do
incidente”, diz trecho nota.
Além do DF, a equipe de O
TEMPO identificou apagões em 25 estados. Exceção é Roraima, que não está ligado
ao sistema integrado nacional de transmissão de energia. Nas capitais de
Minas Gerais e da Bahia, os trens do metrô ficaram parados. Procurada pela
reportagem, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou que apura a
situação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário