quarta-feira, 26 de julho de 2023

Unesco aconselha escolas a proibirem uso de celulares em sala de aula

 


Com informações do SBT News

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) recomendou, nesta quarta-feira (26), que as escolas proíbam o uso de celulares em salas de aula para melhorar a aprendizagem. A orientação faz parte do Relatório Global de Monitoramento da Educação, que avaliou o impacto da tecnologia nos estudos.

Segundo a Unesco, quase dois em cada três professores concordam que o uso excessivo de celulares em salas de aula distrai os alunos, resultando na redução do desempenho educacional. O mesmo acontece quando outros dispositivos, como computadores e tablets, são utilizados para pesquisas na ausência de um professor qualificado.

“Precisamos aprender nossos erros do passado ao usar a tecnologia na educação para que não os repitamos no futuro. Precisamos ensinar as crianças a conviver com e sem tecnologia; tirar o que precisa da abundância de informações, mas ignorar o que não é necessário; deixar que a tecnologia apoie, mas nunca ofusque as interações humanas no ensino e na aprendizagem”, avalia Manos Antoninis, diretor do relatório.

Desigualdade de aprendizagem

A Unesco ressalta ainda que a desigualdade no acesso à tecnologia agrava a desigualdade no acesso à educação, um ponto que se tornou evidente durante o fechamento das escolas durante a pandemia da covid-19. De acordo com a entidade, a digitalização da educação apresenta o risco de beneficiar estudantes já privilegiados e marginalizar ainda mais outros.

Além disso, a Unesco aponta que a tecnologia está se desenvolvendo tão rápido que os educadores estão precisando correr contra o tempo para fundamentar decisões sobre legislação, políticas e regulamentação. O uso do serviço nas aulas também pede o treinamento apropriado de professores, o que ainda é um desafio para muitos países.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VÍDEO - Motorista por aplicativo é agredido após expulsar passageiros do carro por prática de sexo oral

  Um motorista por aplicativo foi agredido após interromper uma corrida porque um casal praticava sexo oral no banco traseiro do veículo. A ...