A Black Friday deverá
movimentar cerca de R$ 260 milhões em Natal e Mossoró, de acordo com
levantamento divulgado pela Federação do Comércio no Rio Grande do Norte
(Fecomércio/RN).
Em 2021, a tradicional data em
que os comerciantes oferecem mais descontos ocorrerá na próxima sexta-feira
(26).
Uma pesquisa realizada pelo
Instituto Fecomércio registrou queda na intenção de gastos ao longo dos últimos
dois anos. Apesar disso, a entidade afirma que os índices animam os varejistas
e é um momento importante de aquecimento do setor.
A expectativa é que a Black
Friday 2021 movimente cerca de R$ 212 milhões em Natal e R$ 52 milhões em
Mossoró, com ticket médio de R$ 541,50 e R$ 533,71 respectivamente.
Na capital, 51,2% dos
entrevistados afirmaram a pretensão em consumir. Deste grupo, 41,4% planeja
adquirir apenas um produto e 26,5% até dois itens.
Entre os itens mais desejados
pelos natalenses estão os eletrodomésticos (26,4%), seguidos por roupas (23,8%),
eletrônicos (20,5%), móveis e decoração (11,4%).
Já entre os que alegaram não
ter intenção de consumo, 41,6% atribuíram a “falta de dinheiro” o principal
motivo.
Outras justificativas para
evitar o gasto são não acreditar nas ofertas (28,7%), necessidade de poupar
(16,9%), dívidas e contas em atraso (8,4%), desemprego (5,7%) e pandemia
(4,1%).
Mossoró
O público mossoroense
demonstrou aos pesquisadores uma maior predisposição de consumo, quando
comparado à capital. 52,8% da população entrevistada disse que vai aproveitar
as ofertas da Black Friday. Desse grupo, quase metade (48%) tem a intenção de
comprar apenas um item e mais de 30% pretendem comprar três ou mais produtos.
As categorias que despontam na
preferência de consumo são: eletrônicos (27,1%), eletrodomésticos (25,2%),
roupas (18,4%), celular/smartfone/tablet (15,8%), móveis e decoração (10,2%).
Já calçados, cosméticos, produtos de informática e alimentos e bebidas juntos
somam 20% da intenção de compra.
Em relação aos que não
pretendem fazer compras, os principais motivos apontados são falta de dinheiro
(41,5%), não acreditar nas ofertas da data (25%) e a necessidade de poupar
(20,3%). Também foram apontados, porém com menor índice, não fazer compras por
impulso (14,8%), desemprego (7,6%) e dívidas (5,9%).
Oportunidade de negócio
Diferente de outras datas
comemorativas tradicionais, a Black Friday é caracterizada pelo consumo não
planejado. Segundo mostra o levantamento, mais de 50% dos consumidores
potiguares podem comprar caso os descontos oferecidos pelos estabelecimentos
durante a campanha sejam atrativos. Ou seja, agem pela oportunidade motivados
pelas promoções e descontos.
Além disso, a qualidade do
produto, facilidade de pagamento e o bom atendimento também são fatores
decisórios.
Já sobre os locais escolhidos
para compra, os consumidores dos municípios têm perfis distintos. Enquanto em
Natal, o lugar preferido na buscar pelas promoções são os shoppings (38,6%), em
Mossoró o comércio de rua é a escolha para maioria (44,7%)
Já as compras on-line
apresentam uma tendência de crescimento. Em ambas as praças, mais de 40% dos
clientes revelaram ter aumentado o consumo pela internet no último ano.
Além do preço, os principais
fatores que influenciam na hora de realizar compra pela internet são, em ordem
de prioridade, frete grátis, prazo de entrega, credibilidade do
site/aplicativo, confiança, facilidade do pagamento, conforto e cashback.
Para efetuar a compra, a
modalidade cartão de crédito será escolhida por mais 60% dos consumidores,
muito em função da praticidade e possibilidade de parcelamento. Ainda assim,
quase 95% dos natalenses e mossoroenses irão fazer pesquisas dos produtos antes
de efetivar a compra.
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