Agora RN
Secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, presidente da Comissão de Finanças e Fiscalização e diretor regional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), o deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB) aponta que o cenário eleitoral para 2022 já começa a ser desenhado pela oposição no Rio Grande do Norte.
Participante das discussões políticas em torno dos rumos do Estado, Carvalho confirma as pré-candidaturas de Rogério Marinho (sem partido) e Fábio Faria (PSD) para o Senado Federal e defende os nomes de Fábio Dantas (Solidariedade), Benes Leocádio (PRB) e Tomba Farias (PSDB) como pré-candidatos ao governo. Sobre a governadora Fátima Bezerra (PT), aponta falhas na gestão da pandemia, como a ausência de um hospital de campanha, e o “caos” como principal marca da gestão. Confira a seguir a íntegra de sua entrevista:
AGORA RN – Que avaliação faz do atual momento em relação à COVID, no Brasil e no RN?
GUSTAVO CARVALHO – Em relação ao Brasil, considero os números apresentados muito bons, analisando a posição mundial por vacinados. Estamos entre os cinco países do mundo e se considerarmos que temos duzentos milhões de habitantes. Já sobre o nosso Rio Grande do Norte, lamentamos profundamente a total ausência de ações do Governo. Maior exemplo disto é que somos um dos poucos estados que não abriram hospital de campanha. O governo foi um mero almoxarife do Governo Federal e ainda assim, exercendo um papel tosco, não conseguiu nem isto gerenciar.
AGORA RN – Que espera da CPI da COVID?
Gustavo Carvalho – Que apure o que deve ser apurado. Todo processo investigativo é motivado para dar resposta às dúvidas e incertezas, porém o governo Bolsonaro tem ao longo desse tempo se posicionando muito diferente de outros governos que tivemos e que até hoje temos vergonha de o Brasil ter sido protagonista na Imprensa Mundial como sendo uma das nações do mundo de maior escândalo de corrupção.
AGORA RN – Como o governo Bolsonaro tem atuado no enfrentamento da pandemia?
Gustavo Carvalho – Avalio como boa a atuação do Governo Bolsonaro diante da pandemia. O Brasil apesar de ser um país continental tem lugar de destaque mundial quando nos referimos ao número de vacinados, a aquisição de vacinas e ao apoio financeiro aos governos estaduais e municipais independente de posicionamento político.
AGORA RN – E no tocante ao RN, qual avaliação faz da gestão da pandemia?
Gustavo Carvalho – Não tem como avaliar porque ela não existiu. Seria empírico.
AGORA RN – Em relação à Assembleia, de que maneira a Casa tem contribuído com o atual momento?
Gustavo Carvalho – Contribuímos muito com apresentação de projetos, com sugestões de todos os colegas deputados, com gestos da presidência em relação a distribuição de EPIS e também investimentos para abertura de leitos de UTI para o hospital da Polícia, e votações de calamidade pública permitindo que os municípios do Rio Grande do Norte ampliem seus investimentos.
AGORA RN – Em relação a 2022, já fala-se sobre cenários: o senhor já defendeu o nome de Rogério Marinho para o Senado, mas Fábio Faria tem buscado também a vaga nos bastidores. O quadro pode mudar?
Gustavo Carvalho – Eu início confirmando e reafirmando o que declarei, porém são dois grandes quadros que têm dado, neste tempo de seca política, muito orgulho aos norte-rio-grandenses. Quanto à mudança, o saudoso Agnelo Alves certa vez declarou que a política era tão dinâmica quanto a mudança de nuvens. Eu disse a ele que discordava da sua opinião e ele perguntou ‘por quê’ com cara de espanto, mas quando respondi que eu achava que era ‘aerodinâmica’, ele abriu um sorriso e concordou.
AGORA RN – PSDB pode apoiar Fátima, ou terá candidato?
Gustavo Carvalho – Não sei qual decisão o PSDB vai adotar, porém estarei muito distante desse projeto de continuação do caos.
AGORA RN – Fala-se em Tomba para o governo, tem seu apoio e o do PSDB?
Gustavo Carvalho – Tomba já deu demonstração ao estado que sabe administrar, é um deputado atuante, meu amigo, vamos juntos em um mesmo partido, e no mesmo projeto. É um grande quadro e nós vamos conversar. O nosso grupo está com muita uniformidade e temos outros nomes que também merecem respeito e admiração. Temos Fábio Dantas, outro grande gestor público e executivo e temos um municipalista como Benes Leocádio, competente como gestor. Então, na hora certa decidiremos juntos ouvindo a opinião pública do povo e das lideranças do RN.
AGORA RN – Que acha da liberação de Lula para ser candidato?
Gustavo Carvalho – Um crime. Vergonhoso para o Brasil.
AGORA RN – Seu nome também está a disposição para disputar cargos majoritários?
Gustavo Carvalho – Estou a disposição para apoiar o pré-candidato do nosso bloco político melhor avaliado pela opinião pública do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário