s. abreu

s. abreu

quarta-feira, 26 de maio de 2021

TANGARAENSES - Deputada Cristiane Dantas, denuncia que governo do RN não paga emendas e prejudica hospital infantil

Durante a Sessão Ordinária híbrida desta terça-feira (25), no horário destinado às lideranças partidárias, os deputados levantaram temas de ordem econômica e da Saúde. Eles cobraram ao Governo do Estado, dentre outras demandas, o pagamento das emendas parlamentares ao Hospital Infantil Varela Santiago. 

“Hoje eu quero fazer um pronunciamento importante com relação à pauta da Saúde. As emendas destinadas pelos deputados para a área não estão sendo pagas, o que compromete muito o funcionamento de alguns hospitais, como o Varela Santiago, que é referência no atendimento às nossas crianças e adolescentes”, disse a deputada Cristiane Dantas (SDD).

A parlamentar acrescentou que a unidade possui atendimento 100% SUS, necessitando, portanto, da ajuda das emendas e dos convênios com os governos federal e estadual.

“Do ano passado para este, o governo estadual cortou 50% do incentivo ao hospital. Além disso, nosso mandato destinou uma emenda de R$ 80 mil, em 2021, para ajudar na aquisição de insumos, mas ela ainda não foi repassada. E eu sei que há outras emendas pendentes também. Então, hoje eu venho cobrar a sensibilidade do governo estadual, para que atenda, pelo menos, as emendas relacionadas à área da Saúde”, pleiteou Cristiane.

Em seguida, ela ressaltou que as crianças atendidas pela unidade hospitalar têm doenças graves, necessitam de cirurgias delicadas e precisam continuar seus tratamentos.

“Tudo isso depende dos recursos repassados. E o hospital não recebeu nenhum valor este ano. Por isso, hoje pela manhã, eu recebi o pedido do Dr. Paulo Xavier, diretor do hospital, para que eu cobrasse uma atitude do governo. É preciso dar celeridade a esse processo, para que a situação se resolva o mais rápido possível. Muitas crianças vêm até do interior buscar atendimento aqui, e eu sou testemunha de que muitas delas se recuperaram de doenças graves e conseguiram fazer suas cirurgias com sucesso”, destacou.

Finalizando, a deputada pediu, enquanto membro da Comissão de Saúde, a ajuda dos demais deputados, no sentido de cobrar a resolução do problema junto ao Governo do RN.

“Precisamos nos unir em prol dessa causa, para que sejam pagas as emendas parlamentares e os repasses do convênio do governo estadual com o hospital, a fim de que as vidas das nossas crianças e adolescentes continuem sendo salvas”, concluiu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ato público reúne profissionais de saúde em busca de convocação no RN

Profissionais de saúde realizam um ato público no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, durante esta quarta-feira (27), clamando pel...