domingo, 7 de junho de 2020

Secretaria de Saúde de Natal volta a realizar mutirões de mamografia na segunda-feira (8)



A Secretaria Municipal de Saúde de Natal retoma, a partir desta segunda-feira (8), a realização de mamografias em sua unidade móvel. Devido à pandemia do novo coronavírus, os mutirões na capital potiguar vão adotar novas práticas para proteger pacientes e profissionais da saúde, minimizando os riscos de contaminação da doença.

De acordo com a SMS, todos devem usar máscara e, na fila, as pacientes devem obedecer a distância de dois metros. Antes de subir na unidade móvel, a temperatura de cada mulher será́ verificada por termômetro digital infravermelho de testa e será́ fornecido álcool 70% para higienização das mãos. Na recepção também foi instalada uma divisória de acrílico, e as técnicas usarão capotes, luvas e máscaras de acetato.

A unidade móvel estará na Policlínica Dr. Zeca Passos, situada à Praça Augusto Severo, na Ribeira, de 8 a 19 de junho. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h. Não haverá funcionamento no feriado de Corpus Christi, na próxima quinta-feira (11).

A SMS informa que a demanda de pacientes continua a ser livre, com distribuição de fichas sempre no início do expediente.

"As mulheres acima de 40 anos interessadas em realizar mamografia deverão apresentar no dia do exame a carteira de identidade, cartão SUS e comprovante de residência. O diagnóstico precoce do câncer de mama é primordial para o êxito no tratamento. Sendo assim, serão tomadas todas as medidas protetivas necessárias para que essa mulher consiga realizar o seu exame sem riscos de contrair a Covid-19", conta Ana Paula, do Núcleo de Saúde da Mulher e do Homem da SMS.

Segundo dados das Sociedades Brasileiras de Cirurgia Oncológica e de Patologia, em dois meses de pandemia, cerca de 50 mil pessoas deixaram de ser diagnosticadas com câncer em todo o Brasil pela falta de realização de exames.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Samba-enredo sobre Lula: André Mendonça e Carmen Lucia veem risco de improbidade e até crime de responsabilidade

  O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, por unanimidade, o pedido de liminar para suspender o desfile de uma escola de samba que vai ho...