domingo, 28 de junho de 2026

Gastos da Secom do governo Lula com propaganda até junho de 2026 chegam a quase R$ 180 milhões

 


O Palácio do Planalto gastou R$ 178 milhões com publicidade entre 1º de janeiro e 15 de junho de 2026, segundo dados da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom). Com isso, os gastos do governo Lula com propaganda desde o início do terceiro mandato chegaram a R$ 954,5 milhões.

Os investimentos da Secom foram de R$ 175,9 milhões em 2023, R$ 234,9 milhões em 2024, R$ 365,7 milhões em 2025 e R$ 178 milhões em 2026, até 15 de junho.

Os valores consideram apenas os gastos da Secom da Presidência e não incluem despesas com publicidade de ministérios, estatais e empresas de economia mista.

Grupos de mídia que receberam publicidade da Secom em 2026 (jan. a jun. de 2026)

1.     Grupo Globo — R$ 33,0 milhões

2.     Google Brasil — R$ 23,0 milhões

3.     Facebook/Meta — R$ 18,6 milhões

4.     Grupo Record — R$ 13,4 milhões

5.     SBT/SBT News — R$ 5,9 milhões

6.     Kwai Brasil — R$ 4,6 milhões

7.     Amazon/Prime Video — R$ 4,3 milhões

8.     JCDecaux — R$ 3,7 milhões

9.     ESPN/Disney+ — R$ 2,6 milhões

10.                       Netflix — R$ 2,3 milhões

11.                       Uber — R$ 2,0 milhões

12.                       Eletromidia — R$ 1,9 milhão

13.                       Grupo Jovem Pan — R$ 1,4 milhão

14.                       CazéTV — R$ 1,3 milhão

15.                       Max — R$ 1,2 milhão

16.                       Grupo UOL/Folha — R$ 1,1 milhão

17.                       Grupo Metrópoles — R$ 1,1 milhão

As campanhas publicitárias divulgaram 49 temas e tiveram 1.454 anúncios veiculados em TV, rádio, jornais, revistas, internet e plataformas de streaming.

Temas com as campanhas mais caras em 2026:

  • fim de ano de 2025 – R$ 36 milhões;
  • balanço do governo e panoramas nos Estados – R$ 32 milhões;
  • ações de oportunidade (também chamada de always on –é um gasto para manter campanhas ativas) – R$ 28 milhões;
  • isenção do Imposto de Renda – R$ 17 milhões;
  • governo presente nos Estados – R$ 12 milhões.

Nota da Secom:

“A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), na condição de órgão central do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (SICOM), atua em estrita observância à legislação eleitoral e às normas que disciplinam a publicidade institucional da administração pública federal.

 “Os limites aplicáveis às despesas com publicidade institucional vêm sendo plenamente cumpridos pela pasta, com base nos critérios estabelecidos na legislação vigente e nas orientações jurídicas aplicáveis, inclusive por meio de sua regulamentação interna.

 “A Secretaria está à disposição para prestar todas as informações necessárias e destaca que apresentará, no foro competente, os esclarecimentos técnicos e jurídicos que se fizerem necessários.

 “Por fim, eventuais comparações entre exercícios distintos devem considerar as especificidades de cada período, as políticas públicas desenvolvidas, o planejamento anual de comunicação e as necessidades de campanhas de utilidade pública, não sendo adequada a comparação isolada de valores empenhados entre anos sem a devida contextualização.”

Com informações de Poder 360

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário