A Prefeitura do Natal interditou
preventivamente um trecho da Avenida Getúlio Vargas, no bairro de Petrópolis,
Zona Leste da capital, após a identificação de problemas estruturais na área. A
medida foi adotada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra),
seguindo recomendação da Defesa Civil Municipal, que realizou vistoria técnica
no local e apontou a necessidade de restringir o acesso até a conclusão de
estudos mais detalhados.
Segundo a Seinfra, a vistoria identificou sinais de
comprometimento estrutural, entre eles afundamentos em trechos das calçadas,
alterações nas bases de postes e rachaduras no guarda-corpo do muro de
contenção existente na área. Diante dos indícios, o trecho foi isolado de forma
preventiva para evitar riscos à população.
“Nós identificamos alguns afundamentos nas bases dos
postes, umas diferenças entre os elementos do guarda-corpo, algumas rachaduras.
Então, com essa identificação, de imediato, chamamos a Defesa Civil do
município, que veio prontamente, fez uma vistoria técnica e emitiu um laudo.
Nesse laudo, ele recomendava a interdição preventiva de parte do trecho,
principalmente esse trecho que tem o estacionamento, para evitar que os
veículos estacionem. O peso desses veículos causa maior esforço aqui nessa
área”, explicou Shirley Cavalcanti, titular da Seinfra, em entrevista à TV
Tropical.
A Defesa Civil recomendou que o acesso ao trecho
permanecesse restrito até que sejam realizadas avaliações mais aprofundadas das
condições estruturais e definidas as intervenções necessárias para garantir a
segurança da população.
Além da interdição para pedestres, a área isolada
também não pode ser utilizada para estacionamento de veículos. Apesar da
sinalização implantada, a Prefeitura informou que encontrou automóveis
estacionados dentro do trecho interditado.
“Os veículos estão estacionados na área que está
isolada, então é até importante frisar à população que não estacionem, porque
esses veículos causam um maior peso, um esforço nessa estrutura que está
isolada, até que a gente tenha a avaliação do que está acontecendo. Que as
pessoas respeitem a área interditada, que ela está sendo feita realmente para
garantir a segurança de todos que trafegam aqui na área”, reforçou a
representante da Seinfra.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU)
foi acionada para auxiliar no controle da área e na orientação dos motoristas.
A prioridade neste momento é retirar os veículos e conscientizar os condutores
sobre a necessidade de respeitar o isolamento. Novas medidas de sinalização
serão implantadas para reforçar o bloqueio da área.
O ponto interditado integra um extenso muro de
contenção localizado em uma área de grande circulação de pessoas e veículos da
capital, nas proximidades do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e da
própria Avenida Getúlio Vargas. O local é utilizado diariamente por moradores,
pacientes, acompanhantes e pessoas que transitam pela região.
A Prefeitura informou que os próximos passos incluem
a realização de estudos técnicos mais aprofundados para identificar as causas
dos problemas observados e definir as intervenções necessárias antes da
reabertura da área.
“São avaliações mais aprofundadas para que a gente
possa ter um respaldo mais seguro e poder agir com essas intervenções que
venham a ser indicadas como necessárias e só liberar essa área quando a gente
tiver uma total segurança, que essa área esteja segura para a população poder
transitar”, explicou a representante da pasta.
A previsão é que o isolamento permaneça em vigor até
a conclusão das avaliações e a definição das medidas corretivas necessárias
para garantir a estabilidade da estrutura e a segurança de quem circula pela
região.


Nenhum comentário:
Postar um comentário