segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

Com Senado difícil, vaga no TCU vira “saída” para Lira

 


Aliados de Arthur Lira (PP-AL) passaram a defender a indicação dele ao Tribunal de Contas da União (TCU) como uma saída políica para o deputado diante das dificuldades dele na disputa ao Senado por Alagoas em 2026.

Segundo apurou a coluna, aliados sugeriram a Lira que o parlamentar se candidate para a vaga do ministro Augusto Nardes, que tem prometido antecipar sua aposentadoria da Corte de Contas para este ano.

A vaga de Nardes é de indicação da Câmara. O indicado será escolhido pelos deputados por meio de votação secreta. Para ser aprovado, o candidato precisa da maioria absoluta dos votos, ou seja, 257 votos.

Na avaliação de aliados de Lira, a indicação dele para a vaga de Nardes no TCU pode ser uma possível saída para o imbróglio que envolve a disputa ao Senado em Alagoas nas eleições de 2026.

Lira, hoje, não é favorito. Candidato à reeleição, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) tem liderado as pesquisas. O deputado do PP, por sua vez, está empatado em segundo lugar com outros candidatos.

A situação de Lira, contudo, pode piorar com a entrada do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC. Como mostrou a coluna, o prefeito já avisou aliados que renunciará ao cargo em abril para concorrer ao Senado.

Apesar da sugestão de aliados, Lira já se lançou como pré-candidato ao Senado e mantém o discurso, ao menos publicamente, de que não abrirá mão de sua candidatura a senador este ano.

Uma eventual derrota, contudo, fará o deputado ficar sem mandato — algo que não ocorre desde 1992, quando o cacique do PP se elegeu pela primeira vez para a Câmara dos Vereadores da capital alagoana.

As vagas da Câmara no TCU

A vaga de Nardes no TCU será a segunda ser decidida pela Câmara. Nos próximos meses, a Casa terá de escolher o substituto do ministro Aroldo Cedraz, que se aposentará compulsoriamente no final de fevereiro.

A vaga de Cedraz foi prometida por Lira e pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) para o PT ainda em 2025. O nome mais cotado do partido é o deputado federal Odair Cunha (PT-MG).

Já a vaga de Augusto Nardes, que poderia ser destinada para Lira, também já é cobiçada por outros partidos. O PL, por exemplo, gostaria de indicar o atual vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes (RJ), para o posto.

igor Gadelha - Metrópoles

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário