quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Marinha monta base expedicionária em Lajes com ações sociais

 


A Marinha do Brasil iniciou, na última quinta-feira (17), a instalação de uma base expedicionária em Lajes-RN, onde cerca de 130 militares do 3º Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais (3ºBtlOpLitFN), sediado em Natal, participam de treinamentos e ações sociais até o dia 29 de outubro.

O exercício militar inclui o 4º Estágio de Operações na Caatinga e o apoio ao Curso Especial de Comandos Anfíbios, que capacita os participantes a operar no bioma semiárido nordestino. A Caatinga impõe desafios extremos, como altas temperaturas diurnas, noites frias, vegetação espinhosa e escassez de alimentos e água, testando os limites físicos e psicológicos dos combatentes.

Pela primeira vez, o estágio conta com a participação de uma mulher. A soldado Da Cruz foi aprovada em rigorosos testes físicos e agora integra o grupo de militares que enfrentam as condições adversas da região.

Ações sociais e apoio à população

Além dos treinamentos, a Marinha do Brasil realiza uma Ação Cívico-Social em parceria com a Prefeitura de Lajes. A iniciativa inclui distribuição de água para famílias afetadas pela seca e atividades culturais abertas ao público.

Na sexta-feira (24), às 20h, a Banda de Música do Comando do 3º Distrito Naval fará uma apresentação na Praça Central do município. No sábado (25), a programação continua no bairro Boa Esperança, com ações voltadas às crianças promovidas pelas Voluntárias Cisne Branco, além de atendimentos médicos e odontológicos realizados por equipes do Hospital Naval de Natal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Primeiro turno? Lula já está condenado a disputar segundo em 2026, dizem líderes do próprio PT

  Mesmo com otimismo interno, caciques do PT já descartam vitória de Lula no primeiro turno das eleições de 2026. Fontes ouvidas pela coluna...