A unidade de serviços em nuvem da Amazon, a AWS,
sofreu uma pane nesta segunda-feira (20), o que causou um apagão em muitas
empresas ao redor do mundo. Entre as plataformas afetadas estão o site da
Amazon, a assistente virtual Alexa, a rede social Snapchat, o aplicativo de
videoconferências Zoom e o app de educação Duolingo.
A AWS afirmou por volta das 7h (no horário de
Brasília) observar sinais de recuperação na sua rede. Segundo a AWS, mais de
500 empresas com seus serviços hospedados na nuvem da Amazon foram impactadas
pelo apagão, que afetou milhões de pessoas ao redor do mundo, incluindo o
Brasil. As falhas atingiram também o streaming Prime Video, a startup de
inteligência artificial Perplexity e o jogo Fortnite.
A empresa havia informado às 6h que identificou uma
potencial causa para o apagão e que estava trabalhando para resolver o
problema. A companhia mencionou um erro nos servidores responsáveis pela região
"US-EAST-1".
"Continuamos a observar recuperação na maior
parte dos serviços da AWS afetados. Podemos confirmar que serviços e
funcionalidades globais que dependem da região US-EAST-1 também se recuperaram.
Continuamos trabalhando para a resolução completa", afirmou a AWS em seu
site.
A AWS fornece poder de computação sob demanda,
armazenamento de dados e outros serviços digitais para empresas, governos e
indivíduos. A empresa compete com os serviços de nuvem do Google e da
Microsoft. Interrupções em seus servidores podem causar panes em sites e
plataformas que dependem de sua infraestrutura de nuvem.
O site Downdetector, que monitora falhas de serviços
digitais, notificou problemas também nos jogos Roblox, Clash Royale e Clash of
Clans também estavam entre as plataformas que saíram do ar. Já entre as plataformas
financeiras que enfrentaram problemas estão o site de pagamentos Venmo, do
Paypal, e o Chime.
O aplicativo de transporte Lyft, rival do Uber,
também ficou fora do ar para milhares de usuários nos Estados Unidos.
A corretora de criptomoedas Coinbase e o app de
negociação Robinhood atribuíram as suas interrupções à AWS.
"O Perplexity está fora do ar agora. A causa
raiz é um problema na AWS. Estamos trabalhando para resolver", disse o CEO
da Perplexity, Aravind Srinivas, em uma publicação no X.
A presidente do aplicativo de mensagens Signal,
Meredith Whittaker, também confirmou no X que sua plataforma foi afetada pela
pane da AWS.
AWS e Amazon não responderam a pedidos de comentário
feitos pela agência de notícias Reuters.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário