terça-feira, 22 de julho de 2025

Bombeiros do RN atendem três ocorrências de incêndio no Seridó nesta segunda-feira (21)

 

Nesta segunda-feira (21), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) atendeu três ocorrências de incêndio na região do Seridó, sendo duas em áreas e uma queijaria, mobilizando a ocorrência do Alto da Bomba Tanque Salvamento (ABTS) com resposta rápida.

A primeira ocorrência ocorreu no município de Cruzeta/RN, onde um curto-circuito na rede elétrica da Companhia Energética do Rio Grande do Norte COSERN provocou um incêndio em um amontoado de lenha utilizado na caldeira de uma queijeira. Ao chegar ao local, as negociações são acordadas com um cabo de energia rompido, ainda energizado, em contato direto com o material em combustão.

De acordo com o protocolo de segurança para casos com cabos energizados, os bombeiros iniciaram o combate com pacotes de água, técnica utilizada para esse tipo de incêndio, controlando a propagação das chamas e criando um aceiro ao redor da área afetada. Somente após a equipe técnica da COSERN desligar a energia foi possível iniciar o combate direto, extinguindo completamente o fogo com segurança.

As outras duas ocorrências foram registradas no município de Caicó/RN. Ambas tratavam-se de incêndio em vegetação, A primeira tratava-se de um incêndio em vegetação em um terreno baldio, que gerava intensa fumaça e atingia residências e comércios próximos. O segundo incêndio ocorreu nas proximidades da escola das Aldeias, no bairro Castelo Branco. O fogo consome podas de árvores acumuladas no local. Utilizando técnicas de combate a incêndios florestais, a operação conteve as chamas dos dois OC's e realizou o rescaldo da área para evitar a reiniciação do fogo.

Em qualquer princípio de incêndio — seja em áreas urbanas, industriais ou de crescimento — é fundamental acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Uma comunicação rápida é essencial para evitar a propagação de chamas, reduzir danos materiais e, principalmente, preservar vidas e o meio ambiente.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário