O Jornal Nacional desta
sexta-feira (22) começou com um alerta. Mais de um milhão de brasileiros estão
sofrendo descontos indevidos de aposentadorias e pensões do INSS.
O Francisco Hércules Marques é uma dessas vítimas.
Dele, foram dois descontos de R$ 77, em julho e agosto de 2024. O dinheiro foi
para uma associação que dá suporte a aposentados. Só que o Francisco não pediu
suporte nenhum. E muito menos autorizou qualquer desconto.
"Eu falei, ora, que valor é esse? Não fiz
nenhum consignado. Não fiz nenhum empréstimo. Não assinei nenhum documento.
Então, eu já deduzi que fosse alguma forma de extorquir o meu dinheiro",
diz.
Os convênios para descontos dos pagamentos do INSS
são legais. 37 associações e sindicatos fazem isso. Entidades que oferecem
serviços como auxílio funeral, odontológico e psicológico. A ilegalidade está
no desconto não autorizado.
O Walter Andrade estava conversando nesta sexta-feira
(22) com o Francisco quando descobriu que, desde outubro de 2023, está pagando
R$ 70 por mês para uma associação da qual ele nunca ouviu falar e, claro, não
autorizou desconto nenhum.
"Agora vou recorrer ao INSS, vou ligar ou vou
lá, vou ver direitinho como eu posso fazer para eles pararem com esse desconto
e, se for possível, me devolver o dinheiro. Um dinheiro que me faz falta",
ressalta o aposentado.
Quase 8 milhões de aposentados e pensionistas têm
descontos no pagamento. Mas o aumento de reclamações de cobranças indevidas
levou o INSS a fazer uma auditoria.
Os números mostram que, entre janeiro de 2023 e maio
de 2024, 1.056.290 não autorizaram o desconto, que, em média, é de R$ 39,74 por
mês.
Cinco associações estão sendo investigadas e podem
ter os contratos cancelados. Para pedir o bloqueio ou a exclusão de qualquer
desconto, pensionistas e aposentados podem ir a uma agência ou usar, agora, o
aplicativo ou o site "Meu INSS".
- Na
página inicial, selecione "Novo Pedido".
- No
campo de busca, escreva "Excluir Mensalidade".
- Selecione "Excluir
Mensalidade de Associação ou Sindicato no Benefício".
- Clique
em "Atualizar".
- Depois,
selecione "Avançar".
- Anexe
os documentos e vá em "Avançar" de novo.
- Selecione
a agência de relacionamento com o INSS.
- Confira
os dados informados.
- Clique
em "Declaro que li e concordo com as informações acima" e
clique em "Avançar.
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto afirma
que quem foi vítima da fraude vai ter o dinheiro de volta.
"A regra geral é: devolução imediata e, se a
entidade não comprovar que realmente a pessoa fez aquela afiliação, nós podemos
e fazemos o bloqueio de valores daquelas entidades que tenham a receber para
indenizar essas pessoas", explica.
"Eu procurei o site da empresa e lá tem um
canal 'fale conosco'. Entrei em contato, mandei também um e-mail. Depois de
dois meses, eles me retornaram a quantia que havia sido debitada na minha conta
do INSS", conta o aposentado Francisco.
Fonte: Jornal Nacional
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