Se você pensou "então o WhatsApp não dá
dinheiro", isso faz algum sentido. O que levou o Facebook a gastar tanto,
então?
Especialistas apontam o "big data" —campo
da tecnologia que lida com grandes volumes de dados digitais— como
impulsionador da compra. Com mais informações, a empresa de Zuckerberg pode
analisar melhor o comportamento dos usuários.
Em agosto de 2016, o WhatsApp começou a
compartilhar dados com o Facebook. O objetivo? Fomentar relações entre as bases
de Facebook, WhatsApp e Instagram — sugerir amizades em uma rede baseado em
contatos da outra, por exemplo — mas, principalmente, otimizar a recomendação
de publicidade. Afinal, é aí que está o maior volume de faturamento do Facebook
atualmente.
Além disso, em outubro de 2018 o então
executivo-chefe do WhatsApp, Jan Koum, anunciou o WhatsApp
Business. A versão para negócios já está funcionando no Brasil e tem
recursos como:
Respostas automáticas para perguntas frequentes;
Marcadores para organizar contatos e bate-papos;
Filtragem de listas de bate-papo.
Mensagens para apresentar a empresa aos clientes
Informações sobre os horários que a empresa está
disponível para contato
Estatísticas sobre as interações no perfil
empresarial, como número de mensagens enviadas, recebidas e lidas.
Assim como a versão convencionado do WhatsApp, o
Business também tem download e uso gratuitos. Mas este último passou a ter
cobrança por alguns desses recursos, gerando receita para a empresa. Brasil,
Alemanha, Indonésia, Índia, México, Reino Unido e Estados Unidos são alguns dos
países que o adotaram.
TILT - UOL
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