Fonte: Metrópoles
Nos últimos dias, um golpe envolvendo
o Nubank,
o quarto maior banco brasileiro, segundo o Banco Central, tem deixado
clientes preocupados e alertas. Golpistas têm se passado por funcionários do
banco digital para enganar pessoas e furtar dinheiro das contas.
A abordagem dos criminosos, geralmente, ocorre por
meio de ligações telefônicas ou mensagens de texto, nas quais alegam ser
representantes do Nubank.
Utilizando técnicas convincentes de engenharia
social, os golpistas solicitam informações confidenciais, como senhas,
códigos de acesso e dados pessoais, alegando a necessidade de atualização
cadastral, resolução de problemas de segurança e até mesmo reconhecimento de
compra.
Uma mulher, de 46 anos, que preferiu não se
identificar, foi vítima do golpe. Segundo ela, os golpistas enviaram um SMS que
alegava ter sido realizada uma tentativa de compra em uma joalheria no valor de
R$ 920, mas que estava pendente de autorização. Para cancelar, ela deveria
ligar para uma central.
Alguns minutos depois, chegou outro SMS como se
fosse do banco Nubank, no qual a vítima tem conta, alertando sobre uma
movimentação suspeita e tentativa de compra.
“No desespero, entrei em contato com a central
indicada na mensagem. Me atenderam como se, de fato, eu estivesse falando com
algum funcionário do banco. Tinha até central de atendimento robotizado. Só com
o meu número de telefone, eles sabiam meu nome completo, CPF, e sabiam que
eu era cliente do Nubank”, relata a vítima.
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